A posse de Donald Trump acontecerá hoje em Washington. Depois disso, Trump se tornará oficialmente o 47º presidente dos Estados Unidos, para ele será um mandato diferente.
Mais sobre o que está acontecendo em Washington hoje e como a transferência de poder ocorrerá nos EUA – no artigo do RBC-Ucrânia abaixo.
Principais notícias agora
- A cerimônia de posse de Trump começará às 19:00, horário de Kiev.
- Trump e Biden chegarão ao Capitólio juntos.
- Quatro ex-presidentes dos EUA estarão na posse.
- A transmissão da posse de Trump com tradução para o ucraniano pode ser assistida na RBC-Ucrânia .
15:50 Conforme relata a CNN, Donald Trump e Melania Trump realizarão um culto na Igreja Episcopal de St. John, na Casa Branca. Eles são acompanhados pelo vice-presidente eleito J.D. Vance e sua equipe, Usha Vance.
14:55 Trump está preparando uma conversa telefônica com o ditador russo Vladimir Putin. Segundo a CNN, a ligação pode ser feita nos próximos dias. O que a Ucrânia espera do primeiro contato entre Trump e Putin – leia o artigo do RBC-Ucrânia.
14:45 Biden, em seus últimos anos no cargo, perdoou preventivamente o ex-chefe do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, o Dr. Anthony Fauci, membros e funcionários do comitê que investigou o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 , bem como membros da Polícia do Capitólio e do Distrito de Columbia que testemunharam perante este comitê.
14:05 Equipe de Trump. As principais figuras da administração do novo presidente dos EUA já são conhecidas, embora sua nomeação ainda esteja a cerca de dez horas de distância. Além disso, nem todos os candidatos são nomeados por Trump. Por exemplo, o secretário de Estado e chefe do Pentágono deve ser confirmado pelo Senado.
13:55 Trump planeja assinar cerca de 100 decretos após tomar posse. Zokrema planeja anular algumas decisões de Biden. Como escreve a Bloomberg, Trump também pode anunciar estado de emergência no setor energético.
O que os primeiros 100 decretos de Trump poderiam ser – leia no artigo RBC-Ucrânia.
Leia sobre a política energética de Trump em nosso artigo “A Ofensiva Energética. O que Trump preparou para os EUA e o que assistir no primeiro dia.”
13:39 O Papa Francisco enviou uma mensagem a Trump, na qual expressou esperança de que sob sua liderança nos EUA “haverá nenhum lugar de ódio, discriminação ou exclusão”.
“Como a nossa humanidade enfrenta numerosos problemas, sem sequer mencionar os tempos difíceis da guerra, peço também a Deus que direcione os seus esforços para a paz e a reconciliação entre os povos”, diz a mensagem.
A posse de Trump: sobre qual início < p ncpost-position="3">Venha e acorde por volta das 10h30 depois da meia-noite (17h30 fora de Kiev). Donald Trump e Joe Biden dirigem de carro até o Capitólio depois do chá na Casa Branca.
O vice-presidente eleito J.D. Vance primeiro faz o juramento de posse, após o qual Trump faz o juramento de posse. juramento de posse.
Como esperado, às 12:00 hora local (19:00 hora de Kiev) Trump tomará posse. A cerimônia acontecerá em um espaço fechado – na Rotunda do Capitólio. Inicialmente, a posse de Trump estava planejada para ocorrer ao ar livre, mas devido às fortes geadas o local teve que ser alterado.
O horário exato da cerimônia de posse não foi anunciado, mas, por exemplo, o discurso de Trump em sua posse em 2017 durou cerca de 17 minutos.
< p>Em geral, os seguintes eventos são planejados como parte da cerimônia:
- uma caminhada até o Capitólio;
- cerimônia de posse do vice-presidente;
- cerimônia de posse do presidente;
- discurso de posse;
- saída honorária do presidente e do vice-presidente, que ficam privados dos seus cargos;
- cerimônia de assinatura, durante a qual o novo presidente assina nomeações, memorandos, proclamações ou decretos;
- jantar de inauguração;
- uma revisão das tropas;
- o desfile presidencial, que ocorreu no frio na Capital One Arena, no centro de Washington.
Promova de Trump
Como escreve a CNN, durante a campanha de posse, Trump planeja anunciar uma “revolução de estupidez saudável”. Um assessor familiarizado com a campanha a chamou de “unificadora”.
“Retorno à presidência com a confiança e o otimismo de que estamos no início de uma nova era de sucesso nacional… Uma onda de mudanças está varrendo o país. Minha mensagem ao povo americano hoje é que chegou a hora para que possamos agir novamente com coragem, energia e vitalidade a maior civilização da história”, a publicação cita trechos do discurso preparado.
Quem estará na posse de Trump
Quatro ex-presidentes dos EUA estarão presentes na posse de Trump: Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama e o presidente Joe Biden. A vice-presidente Kamala Harris também deve comparecer.
A presidente Michelle Obama e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, devem faltar à cerimônia.
Os CEOs de tecnologia Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos ( Amazon), Elon Musk (Tesla), Tim Cook (Apple), Shaw Chu (TikTok) e Sundar Pichai (Google).
Donald Trump – Presidente eleito dos Estados Unidos
O republicano Donald Trump com uma grande grande entusiasmo nas eleições dos EUA 5 Novembro de 2024. De acordo com os resultados da votação, ele recebeu 312 votos dos eleitores, enquanto sua supercandidata, a representante democrata Kamala Harris, recebeu 226 votos. A candidatura de Trump foi apoiada por todos os 7 estados “complicados”, o que determinou a parcela das eleições.
Durante a preparação da publicação, foram utilizadas publicações da CNN, BBC, CBS News, NBS News .
Lembre-se, escrevemos anteriormente sobre o que a Ucrânia deve esperar após a posse de Trump e qual é seu plano de paz.