O presidente dos EUA, Donald Trump, perdoou os participantes de um comício de seus capangas que entraram ilegalmente no Capitólio em Janeiro de 2021 é demais. A lista contém mais de mil apelidos.
Isso é relatado pela RBC-Ucrânia com referências à CNN.
De acordo com o chefe da Casa Branca, o perdão afetará 1.500 pessoas . Estes são também todos aqueles que foram acusados após o ataque de 6 de janeiro de 2021.
Sobre a invasão do Capitólio
Em 6 de janeiro de 2021, o Congresso realizou uma reunião para certificar os resultados da eleição presidencial de 2020, quais candidatos venceram do Partido Democrata Joe Biden.
No Capitólio, vários milhares de apoiadores de Trump realizaram um grande comício. Em algum momento, alguns deles romperam o cordão de isolamento imposto pelos policiais, escaparam para as dependências do Congresso e começaram a atrapalhar a segurança do local. Cinco pessoas morreram no processo.
Em julho de 2023, o Departamento de Justiça indiciou Trump por três acusações relacionadas à invasão do Capitólio.
Em novembro do mesmo ano, o tribunal condenou Trump a cinco anos de prisão por um alto funcionário do Departamento de Estado que também invadiu o Congresso dos EUA.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no Canal RBK-Ucrânia no Telegram.< /em>