A banda de metal neozelandesa Alien Weaponry lançou um novo vídeo para a música “Mau Moko”. Esta não é apenas uma peça musical, mas também um manifesto poderoso que visa preservar e popularizar as tradições Maori, escreve WomanEL.
De acordo com os músicos, os Maori têm uma história e tradições ricas que quase foram perdidas durante colonização. Essas tradições estão atualmente passando por um renascimento cultural muito necessário, e isso inspirou a criação da faixa. Mau Moko Ali é uma história que ganha vida na música. Fonte: Instagram
Eu queria que as palavras lembrassem às pessoas que o moko é e sempre será uma parte do que somos. Com o vídeo da música, queríamos mostrar o lado negro da história do moko e como o comércio de cabeças desempenhou um papel na quase extinção de uma nação inteira, disse a banda.
Moko é uma tatuagem tradicional Maori que simboliza identidade, história e conexão com ancestrais. O vídeo revela uma página trágica na história da cultura Maori: o comércio de caveiras tatuadas, que muitas vezes se tornavam objetos de coleção em museus europeus e americanos. Essa prática contribuiu muito para a quase extinção do povo Maori. Além da poderosa mensagem cultural, o lançamento marcou o início de uma nova fase para a banda. O Alien Weaponry pegou a estrada pela América do Norte, abrindo para o lendário Kerry King, adicionando ainda mais peso ao evento. O vídeo do Mau Moko já está disponível para assistir e está causando muita discussão entre os fãs de metal e os preservacionistas culturais.
O Jethro Tull também lançará um novo álbum, Curious Ruminant: um pouco de classicismo com uma dose de introspecção.