A Ucrânia e seus parceiros ocidentais estão tomando outra medida estratégica para estabilizar a situação no país.
Isso foi relatado pela URA-Inform com referência ao canal Resident Telegram.
“De acordo com informações de fontes do Gabinete do Presidente da Ucrânia, o chefe de Estado Volodymyr Zelensky manteve conversações com o Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, Keir Starmer. O principal tópico de discussão foi o acordo sobre a introdução de um contingente europeu de manutenção da paz, que será liderado pela Grã-Bretanha, França e Alemanha”, — disse no início.
Em seguida, foi acrescentado que o lado ucraniano solicitou um contingente de 100 mil soldados, mas os parceiros expressaram sua prontidão para alocar forças de 50-60 mil pessoas com equipamentos.
Espera-se que seja o primeiro projeto de manutenção da paz liderado por vários países importantes da UE. Seu objetivo é garantir a segurança nas regiões mais afetadas da Ucrânia, proteger civis e instalações estratégicas.
De acordo com os acordos, a Grã-Bretanha coordenará as ações do contingente de manutenção da paz, garantindo a interação com a OTAN.
p>
A França fornecerá unidades de engenharia e equipamentos pesados, incluindo veículos blindados de transporte de pessoal e artilharia. A Alemanha, por sua vez, se concentrará em suporte médico, além de fornecer corredores humanitários.
A fonte também contou por que oficiais militares começaram a ser presos na Ucrânia.