Twitter LinkedIn

Muitos países europeus, incluindo a Finlândia, começaram a abandonar as esponjas tradicionais para lavar pratos.

A URA-Inform relata isso com referência ao Tsn.

Além disso, em alguns locais o uso de esponjas é até proibido. O principal motivo dessa proibição é a dificuldade de descarte, já que uma esponja leva cerca de 50 anos para se decompor na natureza, o que a torna ambientalmente insegura.

Na Finlândia, em vez de esponjas, usam uma escova especial para lavar louça, chamada astiaharja. Traduzido do finlandês significa “escova de prato”. Esta ferramenta é muito mais ecológica e higiênica do que uma esponja. Algumas casas finlandesas estão equipadas com versões mais modernas de escovas que se ligam a uma mangueira para fornecer detergente.

Outro grande problema das esponjas não é apenas a sua durabilidade, mas também a sua capacidade de reter humidade. A sua estrutura celular cria um ambiente favorável à proliferação de bactérias e fungos. A pesquisa confirma que as esponjas podem ser um verdadeiro «terreno fértil» microorganismos. As tentativas de desinfetá-los, por exemplo, na máquina de lavar louça, destroem apenas até 57% das bactérias. Ferver e lavar na máquina são menos eficazes (47% e 43%, respectivamente), e o processamento no microondas é praticamente inútil.

As escovas, ao contrário das esponjas, têm cerdas esparsas, por isso secam rapidamente e acumular microorganismos menos nocivos. Os especialistas os consideram uma excelente alternativa. E a opção mais ecológica e conveniente é usar uma máquina de lavar louça, o que elimina completamente a necessidade de usar esponjas ou escovas.

Ainda informações úteis serão sobre como descobrir o nível de desgaste da bateria de um telefone: um método bastante simples foi nomeado.

Źródło informacji

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *