O novo Secretário de Estado dos EUA expressou preocupação durante sua primeira conversa telefônica com o Ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi através do comportamento agressivo de Pequim em relação a Taiwan e ao Mar da China do Norte.

Isso é relatado pela RBC-Ucrânia com referências ao Departamento de Estado dos EUA e à Bloomberg.

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA Porta-voz do departamento Temmi Bruce, em conversas com o Secretário de Estado da China, Rubio, disse que o governo Trump apoiaria as relações com Pequim que “promovem os interesses dos EUA e colocam o povo americano em primeiro lugar”.

“O secretário também reforçou o apoio dos EUA para nossos aliados nas regiões e sérias turbulências pelas ações da China contra Taiwan e no Mar da China do Norte”, disse o representante dos deputados estaduais.

Por sua vez, Wang disse a Rubio que a China e os Estados Unidos devem implementar o “importante consenso” alcançado entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente americano Trump.

O chefe do Ministério das Relações Exteriores da China também repetiu que Pequim nunca permitirá que Taiwan seja “encorajado” a partir do continente chinês e instou os Estados Unidos a resolver cuidadosamente as questões alimentares relacionadas a eles.

Os meios de comunicação ocidentais acreditam que este primeiro diálogo oficial, que ocorreu na sexta-feira, será realizada aqueles que estão em relações com os EUA e a China podem hesitar e entrar em “turbulência”.

Bloomberg previu que Rubio é considerado um “falcão” em sua posição sobre a China. No início deste mês, em audiências anteriores à sua nomeação como secretário de Estado, ele, entre outras coisas, acusou Pequim de um ataque de hackers.

Anteriormente, a China impôs sanções a Rubio, um membro sênior do Senado dos EUA. Comitê de Relações. Pequim está tomando tais medidas contra o político americano por forçar a aprovação de uma legislação que pune a China por violar os direitos humanos em Hong Kong e Xinjiang.

Anteriormente, foi relatado que o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, ligou recentemente para o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Ele disse em uma conversa com o novo Secretário de Estado dos EUA que espera poder “trabalhar juntos na Ucrânia, Rússia e China”.

Também foi relatado em 21 de janeiro que Rubio irá imediatamente, após sendo confirmado pelo Senado dos EUA, tornou-se Secretário de Estado. falou sobre o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. O político expressou a opinião de que cada uma das partes “será obrigada a pagar por alguma coisa”.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

p>

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *