Os preços do vegetal já estão, em média, 16% mais altos do que no final de janeiro do ano passado.
< strong>Os preços da batata na Ucrânia começaram a subir novamente. O principal motivo foi a redução geral no fornecimento de batatas locais, porque a maior parte do vegetal foi vendida na primeira metade da temporada atual.
EastFruit escreve sobre isso.
Analistas observaram que, como resultado, os preços das batatas subiram para 20-30 UAH/kg (US$ 0,48-0,71/kg), o que é em média 12% mais alto do que no final da última semana útil.
Ao mesmo tempo, os atacadistas reclamam da escassez de batatas de qualidade de produtores locais. Os agricultores acreditam que a qualidade do vegetal se deve às condições climáticas desfavoráveis durante o período de colheita.
Os preços da batata na Ucrânia já estão, em média, 16% mais altos do que no final de janeiro do ano passado. Muitos participantes do mercado estão confiantes de que a taxa de aumento dos preços dos vegetais irá acelerar num futuro próximo devido a informações sobre uma possível escassez de batatas de alta qualidade.
Anteriormente foi relatado que a inflação real ao consumidor em dezembro de 2024 ultrapassou o Banco Nacional da Ucrânia, os preços continuarão a subir nos próximos meses.
Ao mesmo tempo, o NBU espera que a inflação retorne a uma trajetória de declínio constante no segundo metade de 2025.
De acordo com o Serviço Estatal de Estatísticas, a inflação ao consumidor na Ucrânia no final de 2024 aumentou 12,0%, incluindo 1,4% em dezembro.