No final do ano passado, as taxas de inflação na Ucrânia aceleraram e atingiram 12 por cento da média anual, excedendo assim a previsão preliminar do NBU (cerca de 9 por cento).

11 0

O NBU respondeu em quais meses de 2025 é esperada uma desaceleração na taxa de inflação

Foto – ldaily.ua

Conforme relatado por “NBN”, com um link para o material postado no site oficial do Banco Nacional da Ucrânia (NBU), durante os primeiros meses de 2025, a inflação não vai parar de crescer devido ao impacto negativo de certos fatores, como a do ano passado baixa colheita de diversas culturas agrícolas e aumento dos custos de produção do setor empresarial.

Segundo analistas do banco regulador, o pico da inflação será observado em abril-junho, mas já a partir de julho-agosto de o ano, o aumento do custo dos bens e serviços (preços ao consumidor) começará a estabilizar-se gradualmente e a diminuir gradualmente.

Em particular, apenas no final do ano em curso (novembro-dezembro), a taxa de inflação irá “congelar” em 8,4 por cento e, no início de 2026, irá “cair” para 5 por cento: tal dinâmica será facilitada pelas medidas de política de taxas de juro e de câmbio do NBU, bem como pela colheita de grandes volumes, otimizando a situação no sistema energético, reduzindo o défice fiscal e minimizando a pressão externa sobre os preços.

No entanto, o principal risco para a dinâmica da inflação e o desenvolvimento económico continua a ser um ponto de viragem no decurso de uma crise em grande escala. guerra contra a Federação Russa.

Anteriormente escrevemos sobre o NBU atualizando a classificação de lucratividade da Ucrânia bancos.

nbnews.com.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *