A melatonina é um dos principais hormônios do corpo humano, que afeta a qualidade do sono e regula o dia. É produzido pela glândula pineal e pelos intestinos usando o aminoácido triptofano. No escuro, esse hormônio aumenta significativamente, facilitando o sono e o descanso adequado. No entanto, com a idade, a produção de melatonina diminui, o que pode afetar a qualidade do sono.
O estilo de vida moderno, saturado com luz azul artificial de gadgets, maus hábitos e estresse, prejudica significativamente a produção natural de melatonina. Isso geralmente leva à insônia, dificuldade para adormecer ou sono de má qualidade. Nesses casos, os médicos recomendam o uso de suplementos de melatonina para corrigir o distúrbio. O uso da melatonina ajuda a regular o horário de adormecer e acordar, além de facilitar a adaptação do organismo após mudança de fuso horário.
Estudos científicos confirmam que doses de até 1 mg do hormônio por meia hora antes de dormir têm um efeito positivo no adormecimento. Ao mesmo tempo, os médicos observam a importância da dosagem corretamente selecionada. Em particular, doses demasiado grandes podem alterar os ritmos do sono, enquanto doses pequenas ajudam a manter o ciclo natural do sono. Recomenda-se tomar melatonina conforme prescrito por um médico após a realização de exames para determinar o nível do hormônio no corpo.
Para uma melhor produção de melatonina, é importante observar a higiene básica do sono. Em particular, você deve evitar usar aparelhos duas horas antes de dormir, garantir escuridão total no quarto e manter uma temperatura confortável. Em alguns casos, os médicos recomendam complementar a ingestão de melatonina com magnésio ou vitamina D3, se isso for confirmado por testes.
Lembre-se, escrevemos anteriormente sobre quanta água você deve beber por dia: volumes ideais e possíveis riscos
>
Source