A Romênia está no centro atenção internacional após uma declaração do candidato presidencial George Georgescu, que chamou a Ucrânia de um “estado fictício”, e esta declaração causou uma forte reação tanto dentro quanto fora do país.
Esta informação foi relatada por “URA-Inform ” com referência ao canal de telegrama “Política do País”.
O Ministério das Relações Exteriores da Romênia emitiu prontamente uma declaração, enfatizando que a posição oficial do país permanece inalterada – total apoio à integridade territorial e soberania da Ucrânia dentro suas fronteiras reconhecidas internacionalmente.
p>
Especialistas políticos observam que tais declarações de candidatos podem fazer parte de uma estratégia eleitoral destinada a atrair eleitores radicais. No entanto, também podem tornar-se um fator de agravamento das relações diplomáticas entre os países.
As autoridades romenas estão a tentar distanciar-se de tais declarações, enfatizando o seu compromisso com os princípios internacionais.
No entanto, este evento demonstra que as tensões geopolíticas sobre a Ucrânia continuam sendo um tópico-chave no discurso político do Leste Europeu
Também houve um relato de que as negociações entre a Rússia e a Ucrânia poderiam começar nos próximos meses.