Motoristas prepare-se: os preços dos combustíveis vão disparar na Ucrânia em breve

Em 2025, os preços dos combustíveis vão subir significativamente mais rápido do que no passado.

A partir de Em 2 de fevereiro, o crescimento dos preços de combustíveis no varejo na Ucrânia acelerará para 13% ao ano, o dobro do que antes. Ao mesmo tempo, o aumento real do preço ainda é menor do que o nível previsto.

Avtotema escreve sobre isso.

De acordo com o “Relatório de Inflação” do Banco Nacional da Ucrânia para janeiro de 2025, o crescimento do preço do combustível na Ucrânia no quarto trimestre de 2024 desacelerou para 4,8% em dezembro (de 6% em setembro), o que ficou abaixo da previsão. No entanto, em 2025, a taxa de aumento de preços acelerará para 13% ao ano.

O aumento de setembro nos impostos especiais de consumo sobre combustíveis afetou principalmente o custo do gás liquefeito. O seu aumento de preço levou também a um aumento dos preços das matérias-primas e ao aumento da procura na Europa, em particular devido ao embargo às importações de matérias-primas russas que entrou em vigor a 20 de Dezembro.

“Ao mesmo tempo com o tempo, a dinâmica predominantemente descendente dos preços mundiais do petróleo e a procura contida, num contexto de reservas suficientes que os importadores e as redes de postos de abastecimento tinham formado para as vendas por grosso e a retalho antes da primeira fase de aumento dos impostos especiais de consumo, limitaram o crescimento dos preços da gasolina e diesel”, disse o Banco Nacional.

Os preços dos combustíveis na Ucrânia foram influenciados pelos custos das matérias-primas, taxas de câmbio, mudanças fiscais e estratégias de marketing. As importações de combustível aumentaram no final de 2024 para aumentar os estoques antes dos aumentos dos impostos especiais de consumo em 2025, o que reduzirá temporariamente os aumentos de preços. No entanto, o NBU prevê que, após o esgotamento das reservas, a taxa de aumento de preços acelerará para 13%. Isso afetará o custo dos bens e serviços de transporte. Ao mesmo tempo, a médio prazo, a queda dos preços globais do petróleo pode compensar parcialmente a carga fiscal, o que abrandará o aumento dos preços dos combustíveis.

Recorde-se que escrevemos anteriormente dicas para condutores sobre como para economizar combustível.

tsn.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *