Mas eles não responderam à questão de onde viria o dinheiro para gastos militares.
Cúpula de líderes da UE e do Reino Unido , em
Os líderes da União Europeia e do Reino Unido concordaram em uma cúpula de segurança em Bruxelas em aumentar os gastos e resolver as deficiências em sua defesa contra a Rússia e outras ameaças.
Como a Reuters relatórios, o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, que iniciou a reunião, anunciou a necessidade de “fazer, em prol da segurança, ainda melhor, mais forte e mais rápido do que já foi feito e, mais importante – juntos.”
De acordo com o responsável, os líderes dos estados-membros da UE e do Reino Unido concentraram-se na resolução de problemas no sector da defesa durante a reunião – em particular no que diz respeito à defesa aérea e antimísseis, armas antimísseis, munições e transporte militar. .
Apesar do entendimento geral da necessidade de aumentar os gastos militares, os participantes da cúpula não conseguiram dar uma resposta comum à questão de onde obter fundos para financiamento adicional. A Comissão Europeia prometeu rever as regras sobre limites às finanças públicas dos Estados-membros para facilitar o aumento dos orçamentos de defesa.
- A cúpula ocorreu tendo como pano de fundo a declaração de Donald Trump de que os EUA “definitivamente” imporiam tarifas sobre produtos da UE.