Os aumentos de preços são observados exclusivamente no segmento de produtos de alta qualidade. qualidade.
Na Ucrânia, esta semana, os produtores aumentaramos preçosdas cebolas. Uma das razões para esta situação foi um aumento notável na procura deste vegetal.
Isto foi relatado por analistas do projecto EastFruit.
Especialistas observaram que o fornecimento de produtos de alta qualidade A comercialização de cebolas no mercado é bastante limitada, uma vez que muitas explorações continuam a abster-se de vender estes produtos armazenados. Assim, os aumentos de preços são observados exclusivamente no segmento de produtos de alta qualidade, quando a oferta de vegetais de média e baixa qualidade diminuiu sensivelmente.
Por exemplo, no dia 28 de novembro, as fazendas ucranianas venderam produtos de alta qualidade cebolas por 12-17 UAH/kg (US$ 0,29 -0,41/kg), o que é em média 35% mais caro do que no final da semana passada.
Os analistas enfatizaram que agora os preços das cebolas na Ucrânia já estão superior ao mesmo período de 2023 em uma média de 16%.
Segundo os analistas, esta situação é um tanto artificial e se deve ao fato de que muitas fazendas simplesmente se recusam a vender a preços correntes, criando assim uma escassez ainda mais significativa destes vegetais no mercado.
Os especialistas acrescentaram que se compararmos a situação do mercado da cebola com a de outros países da região, então até ao final desta semana é na Ucrânia que este vegetal poderá ocupar o primeiro lugar classificação com os preços mais altos.
“Se esta tendência no mercado se fortalecer, então a importação de cebolas para a Ucrânia nesta temporada poderá começar antes das datas tradicionais”, acrescentaram os especialistas.
Soube-se anteriormente que na Ucrânia os preços continuam a subir por quatro semanas consecutivas para pepinos em estufa. Uma das razões para esta situação foi uma redução significativa na oferta de pepinos das explorações locais.