O chefe de Estado Volodymyr Zelensky nomeou a condição sob a qual o ditador do Kremlin Vladimir Putin não ousaria atacar a Ucrânia, temendo consequências graves.
11 0
O líder dos ucranianos em uma entrevista com o jornalista britânico Piers Morgan disse que a presença de armas nucleares em nosso país teria impedido o ditador do Kremlin de invadir, escreve a publicação “NBN”.
O chefe de Estado acredita que se a Ucrânia tivesse armas nucleares, o líder russo “teria recebido sinais” e não teria tentado uma guerra nuclear, o que colocaria o mundo inteiro em risco. Putin também teria medo da reação dos russos, que entenderiam todos os riscos que as armas nucleares de um estado vizinho acarretam.
Lembre-se de que nosso país renunciou às armas nucleares em 1994, após assinar o Memorando de Budapeste. Segundo o acordo, a Ucrânia deve receber garantias de segurança. O documento, além da Ucrânia, foi assinado pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Federação Russa.
Em uma entrevista a um meio de comunicação italiano em janeiro, Zelensky, comentando sobre a renúncia de Kiev às armas nucleares, disse que era “estúpido” e “absolutamente ilógico”.
Conforme relatado anteriormente, o ex-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, respondeu se a restauração do nosso potencial nuclear ajudará a acabar com a guerra.