O nervo ciático é o maior tronco nervoso do corpo humano, indo da coluna lombossacra até as pontas dos dedos dos pés. Sua inflamação ou pinçamento, chamada de ciática, é acompanhada de dor intensa que pode durar de vários dias a um mês. As principais causas dessa condição são compressão de terminações nervosas devido a hérnias intervertebrais, osteocondrose, lesões pélvicas e atividade física excessiva. A inflamação também pode ser provocada pela hipotermia e pela interrupção do suprimento sanguíneo na área por onde o nervo passa, escreve o IZ.
As manifestações clínicas da ciática incluem dor aguda na região lombar, que se irradia para a perna, ao longo da parte posterior da coxa e da canela. Muitas vezes, a dor é acompanhada por uma sensação de dormência, formigamento ou espasmos musculares. Uma pessoa pode ter dificuldade para caminhar, se curvar ou até mesmo ficar sentada por longos períodos de tempo. Em casos graves, pode ocorrer ciática paralítica, levando à mobilidade prejudicada do pé.
O tratamento da inflamação do nervo ciático envolve a eliminação da causa subjacente da patologia e terapia sintomática. Os médicos prescrevem anti-inflamatórios não esteroides, relaxantes musculares, fisioterapia, massagens e exercícios terapêuticos. Em alguns casos, métodos alternativos como acupuntura e terapia manual são usados. A intervenção cirúrgica é usada apenas em casos extremos, quando métodos conservadores não produzem resultados.
A recuperação total é possível se medidas preventivas forem tomadas: atividade física regular, evitar esforço excessivo nas costas, disposição adequada do local de trabalho e proteção contra hipotermia. Se uma pessoa seguir as recomendações do médico e levar um estilo de vida ativo, a ciática pode ser completamente curada. Entretanto, na ausência de tratamento e prevenção adequados, a doença pode se tornar crônica, causando exacerbações periódicas e mobilidade limitada.
Source