O Ministro das Relações Exteriores de Luxemburgo, Xavier Bettel, falou sobre a política comercial de Donald Trump e não descartou que a UE terá que “se defender” contra ele.
11 0
Chefe do Ministério das Relações Exteriores Luxemburgo, comentando a política comercial do 47º presidente dos EUA, disse que o líder americano “come os fracos”. Ao mesmo tempo, Bettel observou que Trump está “perdendo o apetite pela Europa”.
O diplomata acredita que os países europeus devem agir da seguinte forma em relação ao chefe da Casa Branca: ser fortes e unidos, escreve a “NBN” em referência à publicação britânica The Guardian.
“América Primeiro” não significa que a América esteja sozinha”, observou o ministro, acrescentando que os Estados Unidos também precisam de parceiros.
O chefe do Ministério das Relações Exteriores esclareceu que as consequências de qualquer guerra comercial em Washington atingiriam os americanos, o que dificilmente seria o objetivo do chefe de Estado.
O político lembrou que trabalhou com o republicano durante anos e “sobreviveu”, por isso está convencido de que os países europeus também “sobreviverão”. As economias desses países serão fortes, já que não é do interesse dos membros da UE enfraquecer seus aliados.
Ao mesmo tempo, o diplomata não descartou que o bloco terá que “se defender” tomando medidas retaliatórias caso o presidente americano se manifeste contra a organização.
Conforme relatado, o Kremlin está descontente com a proposta do chefe da Casa Branca de enviar armas à Ucrânia em troca de suas valiosas matérias-primas.