Em resposta a uma possível Com o corte da ajuda internacional, a Ucrânia está tomando medidas para fortalecer sua economia. O presidente Volodymyr Zelensky assinou um decreto aprovando a decisão do Conselho de Segurança e Defesa Nacional (NSDC) de manter a estabilidade econômica e melhorar o sistema financeiro do país.
Isso foi relatado pela URA-Inform, citando o decreto correspondente do presidente.
O Gabinete de Ministros deve analisar o estado da ajuda internacional e desenvolver propostas para atrair novos doadores dentro de um mês. As autoridades também são obrigadas a tomar medidas para garantir o financiamento de áreas-chave, como educação e saúde.
O Gabinete de Ministros é obrigado a acelerar a substituição de importações e apoiar os fabricantes ucranianos, o que ajudará a fortalecer a economia doméstica.
O Conselho de Segurança e Defesa Nacional instruiu a melhorar os critérios para reconhecer empresas de defesa como extremamente importantes, bem como garantir a reserva de trabalhadores para indústrias-chave.
O decreto também inclui medidas para bloquear os ativos de indivíduos e entidades legais sujeitos a sanções, a fim de proteger o país de ameaças econômicas.
Também escrevemos sobre se Putin está pronto para acabar com a guerra: o ISW soube da posição real do Kremlin sobre as negociações.