O número de residentes na Ucrânia diminuiu significativamente nos últimos anos. O impacto da guerra, da emigração, das dificuldades econômicas e do declínio natural fez com que, no final de 2024, o país tivesse uma população de apenas 32 milhões. Para efeito de comparação, em 2014 esse número chegou a 42 milhões. Ao mesmo tempo, há cerca de 60 milhões de ucranianos ao redor do mundo, alguns dos quais partiram antes da guerra em larga escala. O IZ escreve sobre isso com referência ao material da TSN.

A ocupação russa e a destruição de cidades levaram a uma crise humanitária, razão pela qual muitas pessoas deslocadas internamente não conseguem retornar para casa. Entretanto, de acordo com o demógrafo Alexander Gladun, após o fim da guerra, um censo deveria ser realizado e mecanismos para o retorno dos cidadãos deveriam ser desenvolvidos. Ele ressalta a necessidade de estimular a migração para as regiões mais afetadas, porque o país não pode se dar ao luxo de ter grandes territórios desabitados.

A diáspora ucraniana no mundo é uma das maiores da Europa, mas não há dados exatos sobre seu tamanho. A ONU cita um número de 6,9 ​​milhões de deslocados internos, mas demógrafos observam que o número real pode ser 2 milhões menor devido à contagem dupla em diferentes países. Além disso, alguns ucranianos que trabalhavam na Europa antes da guerra aproveitaram a oportunidade para se legalizar em novos países.

O problema do declínio populacional continua relevante mesmo após o fim das operações militares. A diretora do Instituto de Demografia, Ella Libanova, acredita que a única maneira de evitar uma crise demográfica é atrair migrantes, uma vez que o crescimento populacional natural na Ucrânia já esgotou seu potencial.

Lembramos que escrevemos anteriormente: quais benefícios e pagamentos são fornecidos para famílias numerosas em 2025
Source

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *