O terceiro rio da Ucrânia está lutando para salvar o sistema hidrelétrico sob ataques russos drones e mísseis. Para a eficiência da geração nuclear, não há alternativa, a não ser uma solução que possa criar uma “usina nuclear” ucraniana – e isso são os reatores modulares (MMR).

RBC-Ucrânia informa sobre esta questão tecnologia.

Zmist

  • Pequenos reatores modulares no contexto da Ucrânia
  • O que são pequenos reatores modulares
  • Quais são os vantagens da tecnologia SMR
  • Possivelmente alguns pequenos reatores modulares

Mali reatores modulares no contexto da Ucrânia

No meio do outono, os Estados Unidos e a Ucrânia anunciaram o lançamento de três novos projetos na área de pequenos reatores modulares. Isto inclui o desenvolvimento de uma central piloto para a produção de água limpa e amoníaco (“Chiste Palevo”), a reorientação de centrais eléctricas a carvão na SMR (“Phoenix”) e o desenvolvimento de um roteiro para a descarbonização de a indústria siderúrgica para com a ajuda do MMR (“Aço Limpo”).

“A Ucrânia associa o seu futuro à energia nuclear. Independentemente disso, o nosso país sobreviveu ao acidente na Central Nuclear de Chornobyl e enfrenta agora desafios sem precedentes através de ocupação pela Rússia da maior central nuclear da Europa – Central Nuclear de Zaporizhzhya”, disse o Ministro da Energia, German Galushchenko.

Tal como afirmado pelo Ministério da Energia, a Ucrânia comprometeu-se com a declaração do país na Conferência do Clima COP28, comprometendo-se a aumentar a intensidade da geração nuclear até 2050. Isto inclui o desenvolvimento e desenvolvimento de grandes unidades de energia e pequenos reatores modulares.

O desenvolvimento da tecnologia SMR é visto como um elemento importante da modernização da Ucrânia no pós-guerra. Proteja o robô cujo trabalho direto não é o primeiro.

Há dois anos, a Ucrânia, os EUA, o Japão e a Nova Coreia lançaram um consórcio de desenvolvimentos científicos e práticos. Do lado da Ucrânia – “Energoatom” e do Centro Científico e Técnico Estadual para Segurança Nuclear e Radiológica, do lado dos EUA – NuScale, FuelCell Energy, Clark Seed, Argone National Laboratory.

Primavera de 2023 “Energoatom” e empresa americana Holtec International Aprendemos sobre o desenvolvimento de pequenos reatores modulares SMR-160. Na primavera foi discutida a aceleração do projeto, também com a empresa NuScale, pelo que o projeto seria uma tecnologia SMR única, pronta para comercialização.

Na primavera de 2024, tornou-se claro que os componentes para pequenos reatores seriam produzidos na Ucrânia. E também foi assinado para apoiar o desenvolvimento da empresa SMR Holtec International.

De acordo com os planos, a Ucrânia quer instalar 20 pequenos reatores SMR-160 (capacidade de 160 MW) em vez dos danificados. geração térmica. O problema é que ninguém no mundo ainda implementou esta tecnologia. Os primeiros protótipos não começam mais a receber licenças.

De acordo com dados da AIEA, mais de 70 projetos comerciais de SMR estão sendo desenvolvidos hoje em todo o mundo. Existem reatores em fase de produção nos EUA, Canadá, China, Argentina, Nova Coreia e outros países.

O que são pequenos reatores modulares

Os SMRs são uma direção claramente nova na energia nuclear. Ale já está anunciando ativamente como o futuro galusi dará um novo impulso ao átomo pacífico.

Reatores pequenos – esses reatores variam de 10 a 300 MW. A esta classe podem ser classificadas todas as usinas nucleares de primeira geração que existiram desde meados do século XX. E a maior inovação vem da modularidade.

De acordo com os materiais do site da AIEA, reatores com capacidade de até 300 MW por unidade de energia fornecerão aproximadamente um terço da capacidade de geração a tensão das instalações nucleares tradicionais. Os SMRs podem gerar uma grande quantidade de “energia limpa”, como:

  • pequena – muitas vezes menos que os reatores tradicionais
  • modular – permitindo que sistemas e componentes sejam montados em a fábrica
  • reatores – o piso nuclear é utilizado para gerar calor por meio da retenção de energia

A ideia principal da modularidade é que tais reatores sejam entregues no canteiro de obras de forma montada e conectados a limites. Os módulos podem alimentar turbinas de energia ou ser conectados à turbina de combustão. O restante projeto, por exemplo, está sendo implementado na China, onde pretendem instalar um par de seis SMRs de 100 MW por turbina.

O princípio de funcionamento do reator NuScale é claramente apresentado no vídeo.

Por que são as vantagens da tecnologia SMR

Muitas vantagens estão associadas ao design: reatores pequenos são pequenos e modular Olhando para a pequena área, eles podem ser colocados em locais que não são adequados para grandes usinas nucleares.

A capacidade de coletar blocos à distância e torná-los mais acessíveis é igual à dos reatores de alta pressão. Muitas vezes são projetados especialmente para um local específico, o que pode atrapalhar o projeto.

O MMR permite economizar tempo gasto no dia a dia. Eles podem ser engolidos passo a passo para aumentar o consumo de energia.

A infraestrutura é uma das chaves para expandir o acesso à energia. Zokrema, rodeada por barreiras energéticas nas zonas rurais e com um elevado grau de ligação à fronteira. Em áreas sem quantidade suficiente de LEP e pressão limitada, os SMRs podem ser conectados ao limite absoluto ou operar de forma autônoma com menos pressão.

Isto é especialmente importante para microrreatores para fertilização. eletricidade até 10 MW. Além disso, os microrreatores podem servir como gerador de reserva ou como substituto de geradores, que geralmente operam com óleo diesel.

O conceito de segurança baseia-se em grande parte em sistemas passivos e características internas, como baixa tensão e baixa pressão operacional. Isto significa que a ligação dos sistemas não requer intervenção humana. Portanto, em alguns casos, a prevalência de materiais radioativos e o contato com a população em caso de acidente diminui ou diminui significativamente.

O MMR pode ser reduzido até o início do incêndio. Nas centrais eléctricas com esta tecnologia é possível utilizar novo combustível nuclear mais rapidamente – descasque 3-7 unidades, em vez de 1-2 nas centrais nucleares tradicionais. Vários pequenos reatores são projetados de tal forma que podem operar sem reengenharia por até 30 horas.

Possíveis poucos pequenos reatores modulares

Pode ser que a tecnologia SMR seja um método acessível “amanhã” de geração nuclear energia. No entanto, todas as vantagens ainda não foram declaradas no papel.

Por exemplo, é improvável que os projetos se tornem realmente rápidos ou baratos. Via de regra, diariamente a usina nuclear está na metade dos 10 anos, caso contrário o reator não poderá ser acionado imediatamente – poderá passar por uma verificação de segurança, a certificação e a licença de operação poderão ser revogadas. Além disso, a instalação de unidades nucleares não pode ser feita sem consultas extensas, o que pode atrasar o processo.

Hoje, o reator mais próximo da implementação é a empresa NuScale Power. Ele foi desenvolvido há talvez duas décadas e o termo mais otimista é que se o primeiro reator desse tipo puder começar a operar – no final da década de 2020.

Infelizmente, a energia nuclear tornou-se a forma mais rápida de gerar eletricidade. E previsões realistas mostram que o MMR será mais caro para a renovação de megawatts. Dadas as mudanças no projeto, a produção de um reator modular de 200 MW passa a ser de até 40% da produção de um “mil”.

Não há dúvidas quanto à segurança. E o pequeno tamanho dos reactores não parece ser um argumento convincente. Por exemplo, em 1966 houve um acidente no reator americano Fermi 1. Conseqüentemente, durante esse período as tecnologias tornaram-se mais confiáveis. Porém, não é possível desligar completamente os riscos, mas é possível combinar reatores em unidades de tração com perigos adicionais, caso um acidente em um deles possa levar a um acidente nos demais da conexão.

< p>Da mesma forma, existe o risco desintegração das armas nucleares. Quanto mais fragmentos houver no mundo dos reatores nucleares, mais difícil será para você segui-los e, na verdade, eles serão vitoriosos de maneira pacífica.

Durante a preparação do vikorist, foram utilizados materiais dos sites do Ministério indústria energética da Ucrânia, a AIEA e a Associação Nacional das Indústrias Industriais da Ucrânia.

Leia os termos e informações importantes sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia em Telegrama.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *