Desde que a tendência do treino “Hot Girl Walk” (Caminhada Gostosa) 12-3-30 chegou às redes sociais há alguns anos, os treinos de caminhada têm ganhado destaque. A maioria das pessoas se concentra no fato de que esse treino de baixo impacto promove a perda de peso. Mas ultimamente tem havido muita conversa sobre como caminhar afeta o açúcar no sangue. Spoiler: Pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Contente Como caminhar afeta o açúcar no sangue: o que o estudo mostrou Como caminhar afeta o açúcar no sangue: qual é o segredo? Por que é importante controlar os níveis de açúcar no sangue? Como a caminhada afeta o açúcar no sangue: quanto exatamente você deve caminhar? O que é melhor: caminhar ou correr para controlar os níveis de açúcar no sangue? Quais são os outros benefícios de caminhar?
Mas como? E quanto tempo você precisa caminhar para obter esses benefícios? Agora a WomanEL vai te contar tudo.
Como a caminhada afeta o açúcar no sangue: o que o estudo mostrou
Em um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, 11 adultos ficaram sentados em uma cadeira ergonômica por oito horas. Eles se levantavam apenas para ir ao banheiro e fazer os exercícios recomendados. Os pesquisadores analisaram cinco opções diferentes de “lanches” (pequenos períodos de atividade física): um minuto de caminhada para cada 30 minutos sentado, um minuto de caminhada a cada 60 minutos, cinco minutos para cada 30 minutos sentado, cinco minutos a cada 60 minutos e nenhuma caminhada. Ao longo do estudo, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue de cada participante foram verificados.
Os pesquisadores descobriram que, embora a maioria das formas de exercício ajudasse a reduzir o açúcar no sangue, caminhar por cinco minutos para cada 30 minutos sentado era melhor para reduzir o açúcar no sangue. Essa rotina ajudou a reduzir os picos de açúcar no sangue em 58%, em comparação a ficar sentado o dia todo.
Como caminhar afeta o açúcar no sangue: qual é o segredo?
Há várias razões para isso. “Caminhar ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue por meio de vários mecanismos, principalmente envolvendo a ativação do músculo esquelético”, diz a endocrinologista Claire A. Kelly. “Quando nossos músculos trabalham para expandir, contrair e fortalecer, eles absorvem glicose do sangue como energia.”
Isso acaba levando a baixos níveis de açúcar no sangue, ela explica.
Caminhar também ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina. Ou seja, quão bem suas células respondem à insulina, o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue, diz o Dr. Christoph Büttner.
Por que é importante controlar os níveis de açúcar no sangue?
Com o tempo, o excesso de glicose no sangue pode causar sérios problemas de saúde (complicações do diabetes). Fonte: vecteezy.com
Níveis estáveis de açúcar no sangue são “cruciais” para a saúde geral, diz o Dr. Buettner. Ele explica que ajuda a manter os níveis de energia, reduz a vontade de comer e previne complicações de longo prazo, como danos nos nervos e nos rins. Até mesmo seu humor e sua memória podem ser afetados pelos seus níveis de açúcar no sangue.
Por outro lado, “o controle inadequado do açúcar no sangue pode levar à resistência à insulina, diabetes tipo 2, ganho de peso e aumento do risco de doenças cardíacas”, diz o Dr. Buettner.
Como a caminhada afeta o açúcar no sangue: quanto você precisa caminhar?
Neste estudo em particular, descobriu-se que caminhar por 5 minutos para cada 30 minutos sentado era melhor para reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Vale ressaltar que as pessoas também reduziram seus níveis de açúcar no sangue caminhando por um minuto a cada 30 minutos. Mas caminhar a cada 60 minutos, seja um minuto ou cinco minutos, não afetou os níveis de açúcar no sangue.
O que é melhor: caminhar ou correr para controlar os níveis de açúcar no sangue?
De acordo com o Dr. Mir Ali, correr tem uma pequena vantagem porque queima mais glicose e melhora o condicionamento cardiovascular. “Mas ambas são ótimas opções”, diz ele.
O Dr. Buettner observa que exercícios intensos, como corrida, podem causar picos temporários na pressão arterial devido à liberação do hormônio do estresse cortisol. Mas, novamente, esse é um fenômeno temporário. E correr tem muitos outros benefícios.
Mas para o controle contínuo do açúcar no sangue, uma caminhada rápida após uma refeição pode ser uma “estratégia simples e eficaz”, diz o Dr. Buettner. E a corrida pode ser incluída para melhorar ainda mais o metabolismo.
Quais são os outros benefícios de caminhar?
Que horas você tem? Há um grande número de benefícios em caminhar, mas aqui estão alguns:
- Melhora o humor.
- Queima calorias e pode ajudar você a perder peso.
- Ajuda a melhorar a saúde do coração.
- Fortalece os músculos.
- Isso pode reduzir o risco de desenvolver diabetes.
- Pode ajudar você a dormir melhor.
- Pode fortalecer o sistema imunológico.
- Pode aumentar a expectativa de vida.
- Isso pode ajudar a reduzir a vontade de comer.
Não há razão para não fazer da caminhada parte do seu hábito diário, especialmente se você passa muito tempo sentado em uma mesa.
Você notou que sua parte inferior das costas dói depois de caminhar? Isso acontece com muitas pessoas. Veja como lidar com isso e como prevenir.