FMI adia quatro marcos estruturais para a Ucrânia e acrescenta novos - Getmantsev

O Fundo Monetário Internacional, em seu Memorando sobre Políticas Econômicas e Financeiras no âmbito do Mecanismo de Financiamento Ampliado (EFF), adiou quatro marcos estruturais existentes para a Ucrânia e adicionou quatro novos.

O chefe do Comitê de Finanças, Impostos e Política Aduaneira da Verkhovna Rada, Danylo Getmantsev, relatou isso em um Telegram.

“Durante a última revisão do programa EFF, o Memorando sobre Política Econômica e Financeira passou por mudanças significativas. Os prazos para 4 beacons ativos foram adiados, o que indica atrasos na implementação do programa EFF e no progresso das reformas”, observa Getmantsev.

Em particular, a nomeação de um novo chefe do Bureau de Segurança Econômica foi adiada do final de fevereiro para o final de julho de 2025, e a apresentação de um projeto de lei sobre o risco de terceiros críticos no setor financeiro foi adiada de maio para setembro de 2025.

A introdução de emendas ao Código de Processo Penal para fortalecer o combate à corrupção, em particular no contexto da revogação das chamadas “emendas Lozovoy”, também foi adiada – de dezembro de 2024 para julho de 2025. Getmantsev enfatizou que esta é a terceira vez que este farol é movido.

Além disso, a publicação da auditoria externa da eficácia do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia foi adiada de fevereiro para julho de 2025.

Ao mesmo tempo, quatro novos marcos estruturais foram adicionados: desenvolvimento de um plano operacional para a implementação da estratégia de TI para o Serviço Fiscal Estadual e o Fundo Estadual de Seguro Saúde como parte da implementação da Estratégia Nacional de Receita – até o final de setembro de 2025; adoção de estratégias setoriais de acordo com a nova estratégia de gestão do investimento público – até ao final de dezembro de 2025.

Os novos marcos também incluem a realização de uma auditoria independente da adequação profissional e da reputação empresarial da Comissão Nacional de Valores Mobiliários e do Mercado de Ações até o final de junho de 2025 e a revisão do procedimento de seleção e nomeação de pessoas para os conselhos de supervisão de empresas estatais até o final de agosto de 2025.

“A próxima 8ª revisão, que provavelmente ocorrerá em julho, estabelecerá diretrizes estruturais para reformas com implementação até meados deste ano”, prevê Getmantsev.

Ele observou que não deve haver problemas significativos para alcançar a maioria dos sinalizadores estruturais. No entanto, pode haver dificuldades por parte da Comissão Nacional de Valores Mobiliários e do Mercado de Ações e possíveis atrasos na nomeação de um novo chefe do Serviço de Alfândega até o final de junho. Getmantsev considera que outras obrigações, incluindo a apresentação de uma Declaração Orçamentária e um projeto de lei sobre relatórios fiscais para operadores de plataformas digitais, são bastante realistas de cumprir.

Conforme relatado pelo Ukrinform, em 28 de março, a Administração do Fundo Monetário Internacional aprovou outra alocação de fundos para a Ucrânia – no valor de 400 milhões de dólares.

Em quase dois anos de programa, a Ucrânia concluiu com sucesso seis revisões – a primeira vez na história da cooperação com o FMI. Isso possibilitou atrair cerca de US$ 9,8 bilhões para o orçamento do estado, dos US$ 15,5 bilhões previstos no programa para 2023-2027.

www.ukrinform.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *