Em março de 2025, o Fundo de Garantia de Depósitos para Indivíduos realizou 9 leilões bem-sucedidos para vender ativos de seis bancos por um total de UAH 249,8 milhões.
O Fundo de Garantia de Depósitos relatou isso, relata o Ukrinform.
“Durante março de 2025, 403 leilões para a venda de ativos de bancos liquidados pelo Fundo de Garantia de Depósitos para Indivíduos foram anunciados no Prozorro. Sistema de vendas. Nove leilões para a venda de ativos de seis bancos por um total de UAH 249,8 milhões foram bem-sucedidos”, diz o relatório.
Note-se que 97,5% deste montante (243,7 milhões de UAH) foi garantido através da venda de empréstimos de pessoas jurídicas. O restante consistiu em vendas de imóveis (UAH 3,0 milhões), um conjunto de terrenos (UAH 1,8 milhões), contas a receber (cerca de UAH 0,7 milhões), ativos fixos (UAH 0,6 milhões) e transporte (cerca de UAH 0,06 milhões).
“Março foi um mês recorde até agora no primeiro trimestre de 2025. Continuamos nos esforçando para maximizar a divulgação de informações sobre ativos e garantir que os lotes sejam de interesse de potenciais compradores, em particular usando uma abordagem específica do setor para vender pools de empréstimos para pessoas jurídicas”, disse Alexander Kulchi, Diretor do Departamento de Vendas de Ativos Consolidados do Fundo.
Ele anunciou que em maio deste ano o Fundo planeja colocar em leilão os ativos do JSC Kominvestbank, incluindo imóveis em diferentes regiões, empréstimos com diferentes tipos de benefícios e veículos. Os dados sobre esses ativos já estão localizados na sala de dados virtual.
Até o momento, com base nos resultados dos leilões bem-sucedidos em março, o pagamento foi recebido por quatro lotes no valor de UAH 2,7 milhões. Ainda são aguardados fundos para cinco lotes totalizando UAH 247,1 milhões.
Conforme relatado pelo Ukrinform, o Fundo de Garantia de Depósitos para Indivíduos (DGFIL) pagou mais de 90% dos valores garantidos aos depositantes de bancos em liquidação.