Na Ucrânia, os preços de diversos produtos dos Estados Unidos podem aumentar devido à introdução de novas taxas pelo governo do presidente Donald Trump. O anúncio foi feito pelo economista sênior do Centro de Estratégia Econômica, Yuri Gaidai, no ar do teleton nacional. Segundo ele, a política alfandegária dos EUA afetará o comércio global, e a Ucrânia não ficará à margem dessas mudanças, escreve o IZ.
Gaidai chamou a atenção para o fato de que muitos produtos americanos, incluindo carros, são produzidos a partir de peças importadas. ” Vamos pegar os carros americanos: até 40-50% de suas peças de reposição são importadas. Se adicionarmos novas tarifas a isso, o custo desses carros aumentará. Consequentemente, para nós isso significará um aumento no preço “, observou o economista.
Segundo o especialista, o aumento dos preços também pode afetar eletrônicos, eletrodomésticos e outros produtos que entram no mercado ucraniano vindos dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, ele não descartou que alguns produtos dos EUA possam ser reorientados para outros mercados, incluindo o ucraniano. Isso criará o potencial de preços mais baixos em algumas categorias, mas o impacto geral será inflacionário.
” Na maioria dos países, com algumas exceções, essas mudanças criarão pressão adicional sobre o crescimento dos preços “, enfatizou Gaidai. Ele também acrescentou que tarifas mais altas nos EUA podem levar a mudanças nas cadeias de suprimentos globais e podem levar ao aumento das tensões comerciais entre os países.
O especialista observou que a Ucrânia pode sentir o impacto desses processos em dois níveis: como um país importador de produtos dos Estados Unidos e como um potencial exportador que pode aproveitar novos nichos de mercado. O aumento de impostos reduzirá a disponibilidade de produtos americanos em muitos países, o que abrirá espaço para análogos competitivos, em particular aqueles produzidos na Ucrânia.
Lembre-se de que anteriormente foi relatado que as novas tarifas de Trump causaram o colapso do dólar.