O Gabinete do Presidente da Ucrânia relatou detalhes de uma conversa telefônica entre Vladimir Zelensky e o Secretário-Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Mark Rutte.
11 0
Em A assessoria de imprensa da OPU foi informada que no dia 5 de dezembro o chefe de Estado manteve uma conversa telefónica com o Secretário-Geral da Aliança do Atlântico Norte. Os políticos discutiram a situação na frente da Ucrânia e os próximos passos da NATO para apoiar o país, escreve a NBN.
O Presidente informou o chefe do bloco político-militar sobre o curso das hostilidades, em particular no direção Leste, e a ofensiva das Forças de Defesa na região de Kursk.
Neste contexto, o fiador destacou a importância do uso eficaz, pelos defensores, da artilharia de longo alcance transferida pelos parceiros. Zelensky espera que os aliados garantam um fornecimento ininterrupto de munições de 155 mm.
Além disso, os políticos discutiram a intensificação da implementação das decisões tomadas na cimeira da NATO em Washington, em particular o fortalecimento da defesa aérea ucraniana, especialmente durante a estação fria.
O chefe de Estado, durante uma conversa com o Secretário-Geral da Aliança, também destacou a importância da integração da Ucrânia na OTAN.
Anteriormente, Rutte comentou a declaração de Zelensky sobre a necessidade de colocar parte da Ucrânia sob o “guarda-chuva” do bloco político-militar.