Durante seis meses de 2024, Ukrzaliznytsia perdeu mais de 70 milhões de hryvnia, que acabaram nos bolsos dos criminosos.
A polícia nacional suspeita que um grupo de funcionários da Ukrzaliznytsia esteja organizando um esquema de “extorsão” em trens internacionais.
Isso foi relatado pelo serviço de imprensa do Departamento de Investigações Estratégicas
A polícia observou que, em cada voo, o gerente do trem deveria trazer de 2 mil hryvnia de um microônibus na Ucrânia e de 2 mil a 5 mil euros das conexões estrangeiras mais populares.
Durante os seis meses de 2024, Ukrzaliznytsia perdeu mais de 70 milhões de hryvnia, que acabaram nos bolsos dos criminosos.
Os policiais observaram que a demanda por passagens internacionais é de 60 passageiros por assento, então os suspeitos introduziu vários esquemas criminosos em passagens para Varsóvia, Budapeste-Ven, Przemysl, Chelm, Chisinau.
“O presidente do sindicato aprovou pessoalmente os candidatos para os cargos de chefes e condutores de trens e explicou as “regras do jogo”, e também tomou decisões sobre a prorrogação dos contratos de trabalho”, – observou a polícia, e acrescentou que os candidatos aprovados deveriam filiar-se ao sindicato e pagar quotas todos os meses.
Todo mês esse valor era de 350 mil hryvnias de todos os membros do sindicato.
De acordo com o primeiro esquema, os condutores vendiam assentos de passageiros em compartimentos de serviço por 300-500 euros. Dependendo do tipo de trem, havia de 4 a 6 lugares no vagão. os voos de partida os vendiam aos passageiros a preços duas a três vezes superiores ao custo oficial.
Os fundos recebidos ao abrigo de tais esquemas não foram refletidos nas demonstrações financeiras, mas foram distribuídos entre todos os participantes. A maior parte foi transferida para o presidente do sindicato.
Os investigadores relataram a suspeita a 10 membros da organização criminosa. Suas ações são qualificadas: – Partes 1, 2 e 3 do art. 255 (criação, gestão de comunidade criminosa ou organização criminosa, bem como participação nela),
– Partes 1 e 2 do art. 364 (abuso de poder ou posição oficial) do Código Penal da Ucrânia.
Durante mais de 80 buscas, os policiais apreenderam dinheiro em moeda nacional e estrangeira no valor de quase 5 milhões de hryvnia, carros, rascunhos de registros, documentação, telefones, etc. d. /p>
Atualmente estão em andamento ações investigativas para anunciar suspeitas a outros membros do grupo criminoso e a questão da escolha de uma medida cautelar para o suspeito está sendo decidida.