A palavra “lápis” parece tão familiar que nem pensamos de onde ela veio. Na verdade, a história dele é bastante interessante e tem vários possíveis vazamentos. Vamos descobrir com WomanEL por que essa ferramenta simples de escrita recebeu esse nome.

Conteúdo< i class ="rbi rbi-ângulo para baixo">De onde veio a palavra familiar Grafite e os primeiros lápis Fatos interessantes sobre o lápis Exemplos de uso da palavra Por que o lápis continua relevante?

De onde veio a palavra familiar

Uma das explicações mais interessantes para a origem da palavra vem do latim oleum, que significa “óleo”. Antigamente, o óleo era usado para escrever: era misturado com outros ingredientes para criar corantes. Com o desenvolvimento das tecnologias de escrita, o óleo foi substituído por materiais mais convenientes, mas o nome permaneceu. A história da origem da palavra está sempre à mão. Foto: IA %d1%88% d1%96-%d0%be%d0%bb%d1%96%d0%b2%d1%86%d1%96″ class=”rb-heading-index-1 wp-block-heading”>Grafite e o primeiro lápis

No início, os lápis eram feitos de pedaços de grafite ou pedra, e depois de madeira, o que os tornava muito mais fáceis de usar. A difusão deste item na Europa começou no século XV, quando foram inventados os lápis com inserções de grafite.

O lápis moderno remonta ao século 16, quando foram descobertos depósitos de grafite na Inglaterra. Começaram a usá-lo para escrever e, para evitar sujar as mãos, o grafite foi inserido em uma caixa de madeira. O nome também ficou no idioma ucraniano.

Fatos interessantes sobre o lápis

  • O lápis mais longo do mundo foi fabricado na Alemanha e tinha mais de 19 metros de comprimento.
  • A cor amarela do lápis, que se tornou um clássico, apareceu pela primeira vez no final do século XIX em Áustria. Essa cor simbolizava a alta qualidade do grafite.
  • O grafite usado nos lápis é tão eletricamente condutor que pode ser usado para criar circuitos elétricos.
  • A palavra “lápis” em alguns idiomas ​​traduz-se como “instrumento de escrita de chumbo” através do chumbo, que foi usado nos primeiros modelos.
  • Enquanto a NASA desenvolvia canetas caras para o espaço, os astronautas simplesmente usavam lápis comuns. Letonardo da Vinci, embora tenha vivido antes da invenção do lápis, usava carvão, que em seu princípio de funcionamento lembrava um objeto moderno.

Mesmo na era digital, continuamos a apreciar esta coisa simples mas engenhosa. Foto: IA d0%ba%d0 %ser% d1%80%d0%b8%d1%81%d1%82%d0%b0%d0%bd%d0%bd%d1%8f-%d1%81%d0%bb%d0%be%d0%b2%d0 %b0″ class=”rb-heading-index-3 wp-block-heading”>Exemplos de uso da palavra

Existem muitas unidades fraseológicas e declarações interessantes, por exemplo:

• “Afiado como um lápis” – sobre alguém sério ou preciso.
• “Afie um lápis” – esteja pronto, sintonize-se no trabalho. lápis” – sobre algo fácil e compreensível.

Por que o lápis continua relevante?

Mesmo em tempos digitais, o lápis continua a ser indispensável. É simples, amigo do ambiente e dá liberdade à criatividade. Esta palavra é mais do que um nome, é um símbolo da história centenária da humanidade, que permanece conosco até hoje.

Anteriormente falamos sobre um bule em linguagem moderna: como uma palavra familiar se tornou uma metáfora para pessoas sem experiência?

Źródło informacji

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *