Acontece que desde maio de 2024, regras atualizadas para registro militar estão em vigor na Ucrânia, o que causou uma onda de discussões na sociedade.
Isso foi relatado pela URA-Inform com referência a uma entrevista com o membro do Comitê de Segurança Nacional da Verkhovna Rada, Oleksandr Fedienko NV.
Os centros de recrutamento territoriais receberam autoridade para impor multas a homens que violassem os requisitos de registro. Fedienko, por sua vez, destacou os casos mais comuns e fez comentários detalhados sobre cada um deles.
Um homem que contatou o TCC pela primeira vez para esclarecer dados por meio do aplicativo Reserve+ foi multado em 17.000 hryvnias por falta de registro no banco de dados.
Isto causou um grande clamor público, uma vez que tais medidas não tinham sido anteriormente aplicadas em massa. Segundo representantes do TCC, a introdução de multas deverá aumentar a responsabilidade dos cidadãos e simplificar o processo contabilístico.
Perda de identificação militar
A cidadão que solicitou recuperação de dados após perda de identidade militar, também recebeu multa de 17.000 hryvnia. Apesar de estar cadastrado no Reserve+, a violação da lei resultou em sanções administrativas. Os especialistas observam que tais medidas incentivam os cidadãos a estarem mais atentos aos documentos.
Roubo de documentos
Um cidadão que tenha fornecido um certificado policial sobre o roubo de documentos, incluindo identidade militar, recebeu multa de 5.100 hryvnia. Segundo especialistas, isso se deve a instruções internas do TCC. No entanto, tais casos levantam questões sobre a necessidade de reconsiderar as abordagens à administração de tais situações.
Ao mesmo tempo, os especialistas responderam qual país poderá em breve repetir o destino da Síria.