Twitter LinkedIn

O chefe do escritório da OTAN na Ucrânia, Patrick Turner, observou que a Aliança está presente de uma forma ou de outra em território ucraniano há 26 anos.

O URA-Inform relata isto. com referência à Interfax.

Segundo ele, em 2024 a Aliança do Atlântico Norte triplicou a sua presença na Ucrânia. Já em 2025, a NATO planeia fortalecê-la ainda mais.

“Estas eram diferentes formas de presença: Gabinete de Ligação, Centro de Informação e Documentação, mas agora somos um Escritório de Representação da NATO. A presença da OTAN aqui triplicou este ano e pretendemos fortalecê-la ainda mais no próximo ano”, — Turner enfatizou.

O responsável observou que isto está em linha com algumas das principais decisões da cimeira da NATO em Washington, que teve lugar neste verão. Além disso, reflecte decisões tomadas antes da cimeira. Turner explicou que tal presença pretende representar o quartel-general da OTAN na sua totalidade e ser uma ligação entre o quartel-general e Kiev.

“O objetivo é representar toda a agenda muito importante entre a Aliança e a Ucrânia, por isso precisamos de uma presença significativa,” — ele observou.

Lembre-se de que foi relatado anteriormente que os Estados Unidos anunciaram uma decisão fundamental sobre a Ucrânia: a declaração oficial de Blinken.

Źródło informacji

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *