Kosinyak-Kamysh afirmou que deu instruções para entrar em contato com o adido militar ucraniano em Varsóvia sobre esta questão.
Ministro da Defesa da Polônia Władysław Kosiniak- Kamysh nomeado “As bandeiras da UPA nos veículos blindados de transporte de pessoal Rosomak fornecidos pela Polónia ao exército ucraniano são uma provocação que não deveria acontecer”, relata o “Pravda Europeu”. Dei instruções para contactar urgentemente o adido ucraniano em Varsóvia para esclarecer esta questão”, escreveu o ministro polaco na rede social X.
O motivo dessa reação foi um vídeo postado no perfil WarNewsPl na plataforma X, no qual você pode ver as bandeiras vermelha e preta da Ucrânia exército rebelde em um veículo blindado polonês.
<
🇵🇱🇺🇦
❗️Banderowskie flagi na dostarczonych Russo przez Polski KTO Rosomak…@MON_GOV_PL @MSZ_RP prosimy o interwencję. pic.twitter.com/rCJaUlkF6H
— WarNewsPL (@WarNewsPL1) 20 de dezembro de 2024
De acordo com o Gabinete do Presidente da República da Polônia, a Polônia foi transferida 100 veículos blindados de transporte de pessoal Rosomak para a Ucrânia.
A Polónia atribuiu recentemente 2,5 milhões de zlotys em apoio atividades de ação contra minas na Ucrânia.