Ações militares na região de Donetsk, 117 confrontos de combate, bombardeios inimigos, apelo do Papa. Como o 1033º dia de guerra em grande escala será lembrado?

As principais notícias de domingo, 22 de dezembro: quase 120 contatos de combate,> Dia do diploma Bombardeio na região de Zaporizhia < p class=O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia relata que, às 16:00 do dia 22 de dezembro, ocorreram 117 confrontos de combate.

No Na direção de Vremevsky, os ocupantes atacaram posições 23 vezes nossas tropas perto de Novosyolka, Konstantinopolskoye, Yantarny, Uspenovka, Razliv, Razdolnoye, Novosyolka, Blagovatnoye e Vremyevka.

Na zona operacional em Kurshchinaunidades das Forças de Defesa Ucranianas repeliram 10 ataques de invasores russos durante o dia, e outros 11 ataques continuaram a partir das 16h. O inimigo realizou cerca de 300 ataques.

Mais detalhes sobre a situação operacional na noite de 22 de dezembro estão nas notícias.

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, felicitou os trabalhadores do serviço diplomático ucraniano pelas suas férias profissionais e agradeceu-lhes pelo seu trabalho pelos interesses da Ucrânia e do seu povo. O chefe de Estado delineou as principais tarefas dos diplomatas para 2025.

“Ser um embaixador da Ucrânia, ser um diplomata ucraniano significa ser uma pessoa que pode responder de forma absolutamente específica à questão do que exatamente você fez para aproximar a paz, para proteger os interesses da Ucrânia e dos ucranianos. O próximo ano será fundamental, pois do ponto de vista desta tarefa, tornou-se um ano de paz para a Ucrânia”, enfatizou Vladimir Zelensky.

Mais detalhes nas notícias.< /p>

Nas últimas 24 horas, 150.000 pessoas deixaram a Ucrânia. Os guardas de fronteira observam que este é um fluxo recorde de passageiros nos últimos anos, informa o Serviço de Fronteiras do Estado.

“O período pré-natalino causou um número recorde de travessias da fronteira do estado. Mais de nas últimas 24 horas, 150.000 cidadãos atravessaram-no – este é um dos indicadores mais elevados dos últimos anos”, diz a mensagem.

De acordo com o Serviço Fiscal do Estado, o tráfego de passageiros aumentou em todas as direcções, mas a maioria das pessoas atravessa a fronteira em postos de controlo com a Polónia. Acrescentam também que não existem diferenças significativas entre entrar e sair da Ucrânia. Todos os dias, uma média de 75 mil pessoas atravessam a fronteira em ambas as direções.

Mas o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, chegou a Moscou, informou a mídia russa.

Note-se que Fico já se reuniu com Vladimir Putin. Provavelmente o tema da conversa é o acordo sobre o transporte de gás russo através da Ucrânia para a Europa, que expira no final de dezembro.

No dia anterior, o presidente sérvio Aleksandar Vucic disse que tinha soube não oficialmente da visita planejada do chefe do governo eslovaco, Robert Fico, à Rússia, já que a Ucrânia interromperá o trânsito a partir de 1º de janeiro de 2025. Gás russo.

O Papa Francisco mais uma vez lembrou ao mundo o sofrimento da Ucrânia devido à guerra e apelou a uma “trégua de Natal” em todo o mundo, informa o Vatican News .

“A sofrida Ucrânia continua a sofrer com os bombardeamentos de cidades, que por vezes danificam escolas, hospitais, igrejas. Que as armas se calem e as canções de Natal ressoem! Rezamos para que no Natal haja um cessar-fogo em todas as frentes militares, no Santo Terra, na Ucrânia, em todo o Médio Oriente e em todo o mundo”, disse o Papa.

Fez também referência à Faixa de Gaza, recordando crianças que morreram devido a balas devido aos bombardeamentos de escolas e hospitais, e expressou preocupação com a situação em Moçambique.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse durante um discurso público em Phoenix transmitido pela Fox News que está esperando uma reunião com Vladimir Putin para negociar um fim para a guerra na Ucrânia.

“Uma das coisas que quero fazer, e rápido, e o presidente Putin disse que quer se encontrar comigo o mais rápido possível. Vamos esperar que, temos que pôr fim a esta “guerra”, disse Trump.

Ele também observou que o número de mortos na guerra é de milhões e que ela não teria começado se ele fosse presidente dos Estados Unidos na época em que tudo começou.

Mais cedo, em 19 de dezembro, Putin disse que não falava com Trump há quatro anos, estava pronto para contatos com ele, mas não sabia quando isso poderia acontecer.

O quadro mais completo de hoje – no nosso site. Esperamos que amanhã haja mais boas notícias.

Vamos segurar firme e trazer a Vitória para mais perto!

lb.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *