Esta manhã, no dia de Natal, a Ucrânia foi submetida a ataques massivos dos ocupantes.
URA-Inform relata isto com referência ao TC «Nikolaevsky Vanek»
As forças russas usaram uma ampla gama de armas, incluindo mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e drones. Os ataques foram realizados por via aérea e marítima, abrangendo diversas regiões do país. Foram lançados mísseis de sete Tu-95MS, mísseis de cruzeiro Kalibr, mísseis do Su-34, bem como mísseis balísticos do tipo S-300 e S-400.
Um conhecido blogueiro sob o nome pseudônimo «Nikolaevsky Vanek», que cobre regularmente ataques de mísseis e fornece dados precisos sobre trajetórias shells, chamou esse ataque de «único».
Ele observou dois aspectos principais:
- Direções de tiro incomuns – pela primeira vez em muito tempo, mísseis entraram pelo distrito de Pokrovsky.
- Alvos de ataques< /strong> – além dos ataques tradicionais ao sistema energético, as forças russas em desta vez, visaram objectos relacionados com o abastecimento de água, infra-estruturas de aquecimento e gasodutos.
Este bombardeamento confirma o desejo dos ocupantes de causar o máximo dano à infra-estrutura civil num feriado crítico.
Enquanto isso, em Krivoy Rog, o trabalho de resgate foi concluído no local do ataque com mísseis: o Serviço de Emergência do Estado anunciou o número de vítimas.