Novas taxas de impostos e relatórios entrarão em vigor a partir do novo ano.
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, assinou uma lei atrasando o aumento de impostos para pessoas físicas empreendedores ( Empreendedor individual) até 1º de janeiro de 2025.
Quantos impostos os empreendedores terão que pagar no ano novo – leia no material TSN.ua.
“Mudanças históricas” para FLP
Zelensky assinou a lei sobre um aumento histórico de impostos em 28 de novembro, e ela entrou em vigor no dia seguinte. As principais mudanças diziam respeito à alíquota do dever militar, ao imposto de renda para os bancos e à introdução de relatórios mensais.
Na quarta-feira, 25 de dezembro, Zelensky assinou uma lei que regulamenta os padrões de pagamento de impostos após seu aumento histórico. Adia a introdução de novas alterações fiscais para empreendedores individuais até 1º de janeiro de 2025, em vez do anteriormente planejado 1º de outubro de 2024.
O Presidente da Comissão Parlamentar de Política Financeira, Fiscal e Aduaneira Daniil Getmantsev também confirmou no seu canal Telegram:
“O Projeto de Lei 9319 foi assinado. O aumento para empreendedores individuais vem entrará em vigor em 1º de janeiro. “Tudo está como prometido”, escreveu ele.
Assim, o aumento de impostos para empreendedores individuais entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Em De forma geral, a lei assinada hoje pelo presidente prevê:
- abolição retroativa da tributação;
- para contribuintes únicos, o imposto militar será introduzido a partir de 1º de janeiro de 2025;
- para rendimentos baseados nos resultados da declaração anual de 2024, será aplicada uma taxa de 1,5% (exceto para transações imobiliárias realizada em dezembro de 2024);
- está prevista a concessão de benefícios fiscais militares a empresários individuais em territórios temporariamente ocupados, empresários individuais de militares, empresários individuais em licença médica e em férias por analogia com o imposto único;
- está prevista a abolição do dever militar para residentes electrónicos;
- a possibilidade de creditar o imposto militar pago por um empresário individual no imposto mínimo devido e outras disposições esclarecedoras.
Limites únicos de imposto e renda e contribuição social unificada
De acordo com o Fundo de Desenvolvimento Empresarial, as taxas do imposto único e os limites de renda para aqueles no sistema de imposto simplificado serão:
Primeiro grupo: taxa de imposto única – 302,80 hryvnia por mês (10% do salário de subsistência mínimo para indivíduos fisicamente aptos).
Segundo grupo: taxa de imposto único – 1,6 mil hryvnia por mês (20% do salário mínimo).
Terceiro grupo: Taxa única de imposto – 5% do rendimento (ou 3% para os contribuintes do IVA).
A partir de 1 de janeiro de 2025, os empresários individuais são obrigados a pagar uma contribuição social única (USC), porque o benefício que permitia que empreendedores individuais não pagassem o SSC serão cancelados durante a lei marcial.
Chas News informa que a nota explicativa do projecto de orçamento para 2025, com o objectivo de preencher adicionalmente os orçamentos dos fundos sociais e de pensões, de acordo com a Declaração Orçamental para 2025-2027, prevê “a retoma do pagamento de uma contribuição social única por indivíduos e empresários que optaram por um sistema simplificado tributação, pessoas que exercem atividades profissionais independentes e membros de fazendas.”
O pagamento mínimo será 1.760 hryvnia por mês (22% do salário mínimo), e a base máxima para cálculo das contribuições sociais unificadas: Aumenta temporariamente para 20 salários mínimos, ou seja, 160.000 hryvnia, o que fixa a contribuição mensal máxima em 35.200 hryvnia.
A exceção é para empreendedores individuais localizados em territórios temporariamente ocupados.
Imposto militar
Os empreendedores individuais do primeiro, segundo e quarto grupos pagarão 800 hryvnia por mês (10% do mínimo remuneração). Terceiro grupo: 1% da renda, informa o Fundo de Desenvolvimento do Empreendedorismo.
Vale ressaltar que esta norma entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025 até o final do ano em que a lei marcial for levantada .
Vale acrescentar que, a partir de 2025, serão introduzidos relatórios mensais para empresários individuais sobre trabalhadores contratados, em vez de trimestrais. Os formulários de declaração do imposto único também são atualizados, incluindo informações sobre o pagamento do imposto militar.
Impostos para empresários individuais do terceiro grupo
Empreendedores individuais do terceiro grupo do imposto único paga vários tipos de impostos. Entre elas estão: imposto único, contribuição social unificada e taxa.
A taxa única de imposto é de 3 ou 5% do valor da renda de cada trimestre.
O nível da taxa única de imposto pode variar:
- se o empresário individual for contribuinte, então para o ano em curso é de 3%.
- se o empresário individual não for contribuinte do IVA, a taxa é de 5% do valor do rendimento
Portanto, se uma pessoa escolher este tipo de imposto, deverá registar-se adicionalmente como contribuinte do IVA.
Além disso, os empresários individuais devem pagar uma única contribuição social. É 22% do salário mínimo. Como em 2024 o salário mínimo na Ucrânia é de 8 mil hryvnia, a contribuição social unificada é de 1.760 mil hryvnia.
Além disso, os empresários individuais do terceiro grupo sob o imposto único também devem pagar o dever militar.
Isso acontece independentemente de o empreendedor individual ser empregado ou não. Como empregado, um indivíduo pagará 5% do imposto militar, e como empresário individual do terceiro grupo do imposto único – 1% da renda.
Lembramos que TSN.ua informou recentemente que empreendedores individuais estão sendo fechados em massa depois que entrou em vigor a lei sobre aumento de impostos, mas Danilo Getmantsev nega.