Os operadores de sistemas de distribuição de gás podem receber o status de empresas de importância crítica. Aqueles que fizerem isso poderão reservar seus funcionários em condições simples.
RBK-Ucrânia relata isso a partir de referências ao Ministério da Economia da Ucrânia.
O Gabinete de Ministros da Ucrânia revisou hoje, 10 de janeiro, o procedimento para concessão do status de operadores de sistemas de distribuição de gás de importância crítica para a economia. São feitas alterações nas empresas que garantem a operação estável dos sistemas de fornecimento de gás nas condições de um período especial.
Principais mudanças para os operadores do sistema de distribuição de gás:
- A partir de agora, para a reserva de empregados operadores, não se aplica a exigência ao nível do pagamento mensal de salário acima de 2,5 salários mínimos do último trimestre civil;
- é dada aos operadores a oportunidade de selecionar critérios para o tamanho do o acumulado salários médios dos trabalhadores – não inferiores ao tamanho médio.
“Esta decisão permitirá que as empresas obtenham rapidamente o status necessário e garantam sua operação eficaz para um fornecimento estável de gás em situações de emergência”, disse o vice-ministro da Economia, Vitaliy Kindratov.
Como as empresas podem obter o estatuto de importância crítica:
- Preparar documentos de acordo com os novos critérios.
- Apresentar um pedido ao Ministério da Energia.
- Aguarde a decisão da comissão, que analisa regularmente os pedidos.
Lembramos que o trabalho dos serviços foi temporariamente interrompido após um ataque cibernético ao registro do Ministério da Justiça da Ucrânia, ocorrido em 19 de dezembro de 2024.
Em resposta a esta situação, o Gabinete de Os ministros tomaram a decisão de estender a reserva oficial de militares da mobilização por um mês automaticamente.
O Ministério lembrou que, para garantir a continuidade da proteção dos trabalhadores de empresas críticas, essas empresas devem obter o status de criticidade de acordo com novos critérios e fazer reservas através do portal “Diya” até 28 de fevereiro inclusive.
Algoritmo para reserva de trabalhadores através do portal “Diya”:
- acesse a conta do cidadão no portal “Diya”;
- selecione a opção “Enviar uma solicitação” ;
- mostrar informações sobre os candidatos à reserva;
- confirmar a conformidade do salário do empregado com os padrões estabelecidos;
- verificar o requerimento e assiná-lo;
- receber no prazo de três dias uma resposta por e-mail e para o gabinete pessoal.
Lembramos que há alguns dias, o Deputado Popular Oleksiy Goncharenko anunciou que o governo havia decidido não reservar trabalhadores do gasoduto.
p>
No entanto, hoje o Primeiro-Ministro Denis Shmyhal disse que o Gabinete de Ministros decidiu conceder uma isenção de mobilização aos trabalhadores da indústria de gás ucraniana.
Além disso, segundo ele, as equipes de reparo de gás regional as empresas serão dispensadas acima da norma.< /p>
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.