Você provavelmente já ouviu falar que suplementos de magnésio podem ajudar você a se sentir calmo e relaxado. Mas e o sono? O magnésio ajuda você a dormir? De acordo com a especialista em sono Chelsea Rohrscheib, o magnésio é bastante seguro porque precisamos dele em nossa dieta para sobreviver. Mas antes de começar a tomar quaisquer suplementos ou medicamentos, converse com seu médico para ter certeza de que eles não causarão problemas de saúde a longo prazo ou interagirão com outros medicamentos que você esteja tomando.
< i class ="rbi rbi-read ">ConteúdoO que é magnésio e quais são seus benefícios para a saúde?O magnésio realmente ajuda você a dormir?Então, é seguro tomar magnésio para dormir?
Quer saber mais? WomanEL convida você a descobrir o que é magnésio e quais são seus benefícios para o sono.
O que é magnésio e quais são seus benefícios para a saúde?
Magnésio – é um mineral que auxilia mais de 300 enzimas a realizar diversas reações químicas no corpo. Incluindo:
- Controle da glicemia.
- Regulação da pressão arterial.
- Produção de energia.
- Glicólise.
- Função muscular e nervosa.
- Fosforilação oxidativa.
- Síntese de proteínas.
De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard’ Meu nome é T.H. Chana, o magnésio também contrai os músculos e mantém o coração batendo de forma constante.
O magnésio pode ajudar a aumentar os níveis de dopamina no corpo, o que pode melhorar o seu humor, diz o Dr. Christopher Winter. E se as enxaquecas o mantêm acordado, também pode ajudar a aliviá-las, de acordo com a American Migraine Foundation.
Em geral, o magnésio pode ter um efeito calmante no corpo. De acordo com um estudo de 2017 publicado na revista Nutrients, pode melhorar os sintomas de ansiedade em pessoas propensas à ansiedade e em mulheres que sofrem de TPM. “Pode ajudar a relaxar os músculos e, como pode aumentar a função do neurotransmissor inibitório GABA, tem a capacidade de ajudar a reduzir a ansiedade”, diz a neurologista Nicole Avena.
O magnésio realmente ajuda você a dormir?
Suplementos de magnésio podem ajudar você a relaxar se tiver dificuldade para relaxar antes de dormir. Mas você pode obter magnésio suficiente por meio da dieta. Fonte: freepik.com Isso é o que dizem alguns dados, diz Christopher Winter. Por exemplo, o magnésio é uma parte importante de muitos processos que permitem que você pegue proteínas e as converta em substâncias químicas que ajudam você a sentir sono. Também ajuda a acalmar o sistema nervoso, ajudando-o a trabalhar de forma mais eficiente.
O magnésio também desempenha um papel no relaxamento muscular e na função nervosa. É por isso que o magnésio é frequentemente usado por médicos como um suplemento para ajudar as pessoas a lidar com os sintomas da síndrome das pernas inquietas. Além disso, esse mineral ajuda o corpo a manter os níveis de GABA (ou ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor responsável por “desligar” a vigília.
“A ligação entre o efeito do magnésio no GABA também está ligada à depressão”, acrescenta Avena. “Foi demonstrado que níveis cronicamente baixos de GABA são um fator na depressão, portanto, tomar suplementos de magnésio pode aumentar os níveis de GABA, o que em alguns casos pode ajudar a reduzir a depressão”, explica ela.
- Que tipo de magnésio você precisa? Existem muitos tipos de suplementos de magnésio no mercado. No entanto, existem dois que podem ser particularmente úteis para o sono: glicinato de magnésio e L-treonato de magnésio.
Então, é seguro tomar magnésio para dormir?
Basicamente, sim. Uma boa dose moderada de magnésio é de 100 a 350 miligramas por dia, diz o Dr. Winter. Esta dose não deve causar efeitos colaterais.
A Avena acredita que a melhor forma de magnésio para o corpo absorver vem dos alimentos (amêndoas, espinafre, leite de soja, manteiga de amendoim e abacate). Mas há muitas opções de suplementos.
Você pode tomá-lo em forma de comprimido, pó ou goma. Tudo depende das suas preferências pessoais. Mas Avena diz que a maneira mais fácil de tomá-lo é por meio de goma de mascar.
O magnésio não é classificado como um auxiliar do sono, ela observa, então você não precisa se preocupar com a hora de tomá-lo antes de dormir. Não vai te deixar inconsciente, “mas pode te ajudar a se acalmar e relaxar se você tomar uma hora ou mais antes de ir para a cama”, diz Avena.
No entanto, mesmo se você tomar com a intenção de adormecer, isso pode não acontecer, diz Rami N. Khayat, MD. “Recomendo que os pacientes decidam qual benefício desejam obter do suplemento e então o tomem semirregularmente por duas a três semanas”, diz o Dr. Khayat. “Se não ajudar, eles podem parar de tomar completamente ou tentar uma marca ou medicamento diferente. Se o suplemento funcionar, eles podem tomá-lo regularmente. Não é prejudicial, desde que a dose seja limitada.” Embora os probióticos sejam frequentemente elogiados por seus efeitos no intestino, eles também aumentam sua imunidade. Veja como.