O alarme estava em vigor em todo o país.
Sistema de defesa aérea
Rússia na manhã de quarta-feira Em 15 de janeiro, lançou outro ataque aéreo massivo contra a Ucrânia. A Força Aérea emitiu um alerta de mísseis por volta das 5h53.
A partir das 8h, o alerta estava em vigor para toda a Ucrânia, e a liberação total começou por volta das 8h15. A julgar pelos relatórios da Força Aérea, o inimigo utilizou diferentes tipos de mísseis, principalmente de cruzeiro e balísticos.
Os russos enviaram um grande número de mísseis para as regiões ocidentais da Ucrânia. Em particular, os militares notaram o perigo para Stryi, Lviv e Kolomyia. No entanto, houve uma ameaça para outras regiões, incluindo as regiões de Sumy, Cherkasy, Chernihiv, Kiev e Kharkov.
Em conexão com o ataque, foram aplicados apagões preventivos na Ucrânia. Ukrenergo informou que as luzes foram apagadas em caso de emergência nas regiões de Kharkov, Sumy, Poltava, Zaporozhye, Dnepropetrovsk e Kirovograd.
- Durante 2024, a Rússia realizou 13 ataques massivos contra a energia ucraniana. A destruição foi significativamente pior do que após os ataques dos anos anteriores.