O departamento garante que a situação no mercado de câmbio está sob controle.
O crescimento da taxa de câmbio do dólar na Ucrânia e, consequentemente, o enfraquecimento da hryvnia são devidos a fatores sazonais, e as flutuações são insignificantes e não afetarão o mercado de câmbio.
Isto foi afirmado num comentário à agência Interfax-Ucrânia pelo diretor do departamento de política monetária e análise económica do Banco Nacional da Ucrânia, Vladimir Lepushinsky.
“A situação no segmento não monetário da o mercado de câmbio está estável. O Banco Nacional instrumentos e recursos suficientes para manter a estabilidade do mercado de câmbio”, disse ele, acrescentando que o Banco Nacional mantém controle total sobre a situação.
Lepushinsky observou que a estabilidade da hryvnia foi confirmada em dezembro, quando , apesar da procura significativa de moeda não monetária no contexto do crescimento sazonal das despesas orçamentais e das operações comerciais no final do ano, a moeda nacional enfraqueceu-se em relação ao dólar em apenas 1%.
Segundo ele , a situação no segmento à vista do mercado de câmbio também permanece sob controle.
“Não há escassez de moeda nem demanda urgente por moeda estrangeira. O volume médio diário de compras líquidas de moeda corrente pela população aumentou ligeiramente – para US$ 57 milhões em janeiro de 2025 contra US$ 54 milhões em dezembro de 2024”, explicou ele.
Anteriormente, Pyshny relatou que o Banco Nacional da Ucrânia continuaria sua política de flexibilidade gerenciada, mas é muito cedo para retornar a uma taxa flutuante. Ao mesmo tempo, o NBU evitará mudanças bruscas na taxa de câmbio hryvnia para dólar.