A assistência financeira total do programa Mecanismo de Apoio à Ucrânia atingiu 19,6 bilhões de euros.

A Comissão Europeia transferiu outros 3,5 bilhões de euros em fundos para o nosso país dentro do Mecanismo para a Ucrânia. O primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmyhal, anunciou isso.
“Esses fundos nos ajudarão a manter a estabilidade macroeconômica no futuro. A Comissão Europeia observou o comprometimento do nosso país em implementar reformas no caminho para a plena filiação à UE”, ele escreveu em sua página.
O Primeiro-Ministro acrescentou que a assistência financeira total ao nosso país no âmbito do programa Mecanismo para a Ucrânia ascende a 19,6 mil milhões de euros.
Vídeo do dia
O Mecanismo para a Ucrânia é um programa de apoio financeiro da UE para a Ucrânia no valor de 50 bilhões de euros. Ele foi projetado para o período de 2024-2027. Os fundos serão usados para financiar o orçamento do estado e estimular investimentos.
Apoio internacional à Ucrânia – últimas notícias
De acordo com o ministro das Finanças ucraniano, Serhiy Marchenko, a União Europeia destinou mais de 135 bilhões de euros em ajuda à Ucrânia. Ele acrescentou que a UE é o maior contribuinte para o apoio orçamental do nosso país.
Lembremos que a Ucrânia recebeu recentemente cerca de 400 milhões de dólares na próxima parcela do FMI. Isso eleva o apoio total do Fundo Monetário Internacional sob o Mecanismo de Financiamento Ampliado para mais de US$ 10 bilhões.
Também se soube que nosso país atraiu 100 milhões de euros do BRRE (Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa). Essa assistência passou a fazer parte do projeto HOME. Os fundos devem ser usados para pagar indenizações aos proprietários de casas destruídas pela Federação Russa.