Devido à guerra na Ucrânia, a taxa de crescimento da indústria russa caiu 29 vezes em comparação ao quarto trimestre do ano passado.
Conforme relatado pelo Ukrinform, o Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa Nacional relatou isso no Telegram.
“De acordo com estatísticas oficiais, em fevereiro a taxa de crescimento da produção industrial na Rússia caiu para escassos 0,2% ano a ano. Esse número caiu 11 vezes em comparação a janeiro (2,2%) e 29 vezes em comparação ao quarto trimestre do ano passado (5,9%)”, diz o relatório.
Conforme especificado, mesmo essas estatísticas, que são decepcionantes para os russos, são baseadas exclusivamente em empresas do complexo militar-industrial, que continuam a aumentar a produção para atender às necessidades da guerra contra a Ucrânia. Ao mesmo tempo, indústrias civis, como vestuário e produção de alimentos, estão entrando em recessão.
O CPI observou que a indústria russa está sujeita a sanções e à rigorosa política financeira do Banco Central. As empresas não podem mais investir em desenvolvimento, e pagar empréstimos está se tornando cada vez mais difícil.
“Economistas estão prevendo uma onda de falências no primeiro semestre deste ano. Mas, apesar da terrível situação econômica, a guerra continua sendo uma prioridade para o Kremlin. As autoridades estão sacrificando deliberadamente a indústria civil em prol da guerra, arrastando a economia para a crise”, observou o Center for Countering Disinformation.
Conforme relatado pelo Ukrinform, a frota de pesquisa russa encolheu a um mínimo crítico nos últimos 30 anos, e as sanções fecharam a possibilidade de sua renovação para a Rússia.
Foto: Bloomberg