Os ocupantes disparam regularmente contra a central nuclear de Zaporizhia/foto do apagão devido ao bombardeio russo.
Como informou o serviço de imprensa do Ministério de Energia da Ucrânia, como resultado Devido ao bombardeio inimigo, uma das duas linhas de energia da usina nuclear temporariamente ocupada de Zaporozhye foi desenergizada.
Atualmente, a usina nuclear está conectada ao sistema energético ucraniano por apenas uma linha de transmissão de energia. permitirá uma situação segura.
“Mais uma vez, uma das duas linhas de energia que ligam a central nuclear de Zaporozhye temporariamente ocupada ao sistema energético unificado da Ucrânia foi desligada. Devido à ocupação da central pelos russos, a situação na central nuclear de Zaporozhye continua ameaçadora, e só o retorno do controlo da central nuclear à Ucrânia pode garantir o funcionamento seguro da maior central nuclear da Europa”, observou o ministro. banheiro da Usina Nuclear de Zaporozhye
Gostaríamos de lembrar que em 30 de novembro de 2024, a Usina Nuclear de Zaporozhye, devido ao bombardeio inimigo, pela terceira vez em um mês perdeu energia para uma das duas linhas de energia externas que conectam a Usina Nuclear de Zaporozhye temporariamente ocupada com o sistema de energia unificado da Ucrânia.
usina nuclear afiada (ZNPP). As explosões coincidiram com relatos de um ataque de drones ao centro de treino da central, representando uma ameaça adicional à segurança nuclear na maior central nuclear da Europa.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, declarou recentemente que a Ucrânia levantará a questão da libertação da central nuclear de Zaporozhye na primeira reunião com a Federação Russa.