Os mercados de ações asiáticos prolongaram sua queda na quarta-feira depois que as tarifas do “Dia da Libertação” de Donald Trump entraram em vigor nos Estados Unidos.
O Telegraph relata isso, o Ukrinform relata.
O índice Nikkei de Tóquio caiu 3,9% depois que o Japão aplicou uma tarifa de 24% sobre todas as exportações para os Estados Unidos.
O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 4,3% depois que Trump cumpriu sua ameaça de impor uma tarifa de 104% sobre produtos chineses. Mais tarde, recuperou parte dos danos e sofreu seu pior dia desde 1997 no início desta semana.
O índice S&P 500 das principais empresas dos EUA perdeu mais de 4% na terça-feira depois que as esperanças de um acordo tarifário entre os EUA e a China foram frustradas. O índice de média capitalização FTSE 250 caiu 2%.
Os investidores também se afastaram do dólar e dos títulos do Tesouro dos EUA, um sinal preocupante para o governo Trump em meio a preocupações com a economia dos EUA. Assim, a libra esterlina subiu 0,5% em relação à moeda americana, para US$ 1,283, e o euro, 0,8%, para US$ 1,104. O dólar caiu 0,6% em relação ao iene.
O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos, uma referência para os custos de empréstimos do governo federal, subiu 41 pontos-base esta semana em meio a preocupações sobre o futuro do status dos EUA como um porto seguro para investidores.
Conforme relatado pelo Ukrinform, a Casa Branca confirmou oficialmente a intenção do presidente dos EUA de introduzir uma tarifa adicional de 50% contra a China na quarta-feira, o que potencialmente aumentaria o nível de taxas alfandegárias com a China para 104%.