A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) verificará informações sobre danos a um tanque de diesel na usina nuclear de Zaporizhzhya.
Isto é afirmado no comunicado de imprensa da agência, relata o Ukrinform.
Note-se que a AIEA está ciente das notícias sobre o possível vazamento de combustível armazenado em tanques de diesel na Usina Nuclear de Zaporizhzhya.
Quando a AIEA pediu à usina nuclear de Zaporizhzhya para esclarecer a situação, a agência recebeu uma resposta de que esta notícia era “um conto de fadas e que nenhum vazamento desse tipo nos tanques de combustível foi detectado”.
Além disso, a Zaporizhzhya NPP declarou que “há combustível suficiente nos tanques para pelo menos dez dias de operação de seus geradores a diesel”.
A AIEA solicitou acesso aos tanques de combustível da usina nuclear de Zaporizhzhya para avaliar a situação de forma independente.
Conforme relatado pelo Ukrinform, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia recebeu uma notificação de danos a um tanque de diesel na Usina Nuclear de Zaporizhzhya, que está temporariamente ocupada pela Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores solicitou à AIEA que avaliasse as consequências de um possível acidente na usina nuclear de Zaporizhzhya e aguarda a resposta da agência.