A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, acredita que as tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, terão um impacto negativo em todo o mundo.
O The Guardian relata isso, o Ukrinform relata.
Os danos causados pelas tarifas dependerão de quão longe elas irão e quanto tempo durarão, disse Lagarde.
“Isso terá um impacto negativo em todo o mundo, e a intensidade e a duração do impacto variarão dependendo da escala, dos produtos visados, de quanto tempo eles duram e se há negociações”, disse o presidente do BCE.
Ela enfatizou que a “escalada tarifária” muitas vezes leva a negociações porque “elas acabam sendo prejudiciais até mesmo para aqueles que as introduzem”.
Lagarde acrescentou que isso leva as partes a “se sentarem à mesa, discutirem e, finalmente, removerem algumas dessas barreiras”.
Conforme relatado pelo Ukrinform, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no domingo que as tarifas recíprocas que ele anunciará esta semana serão aplicadas a todos os países.
Trump prometeu revelar o enorme plano tarifário na quarta-feira, 2 de abril, chamando-o de “Dia da Libertação”. Ele já impôs impostos sobre alumínio, aço e carros, e aumentou as tarifas sobre todos os produtos da China.
Anteriormente, Trump disse que estava impondo uma tarifa de 25% sobre carros importados para os Estados Unidos.
Foto: Ronald Wittek/EPA