O grau em que a Ucrânia será competitiva como estado depende diretamente do trabalho da Ukrzaliznytsia, enfatizou Skorbun.

A Ukrzaliznytsia é uma transportadora monopolista na Ucrânia e desempenha um papel fundamental nas exportações, por isso suas tarifas têm um impacto direto na competitividade de seus produtos. Em tal situação, aumentar tarifas é um golpe tanto para nossas posições nos mercados globais quanto para o PIB.
Isto foi afirmado pelo chefe do departamento de projetos externos do Gabinete do CEO do Metinvest Group, Sergei Skorbun. Segundo ele, 60% das cargas na Ucrânia são transportadas pela Ukrzaliznytsia: há poucos países no mundo onde a ferrovia desempenha um papel tão importante. Para os metalúrgicos, a ferrovia é, em princípio, o meio de transporte básico, pois permite o transporte em massa de cargas pesadas – minério, carvão, calcário e produtos metálicos. E são os metalúrgicos que formam cerca de 40% da base de carga da Ukrzaliznytsia.
“Isso tem um impacto direto na competitividade dos exportadores. O custo da logística e dos recursos energéticos determina diretamente se podemos exportar esses produtos, se nos tornamos não competitivos – e, consequentemente, a Ukrzaliznytsia não transporta nada”, ele observou.
Vídeo do dia
Portanto, o trabalho da Ukrzaliznytsia determina diretamente o quão competitiva a Ucrânia será como estado, enfatizou Skorbun. Porque o país tem agora um saldo comercial negativo de 30 mil milhões de dólares – exportando 40 mil milhões de dólares e importando 70 mil milhões de dólares – e se não fosse pela ajuda externa, o país enfrentaria choques macroeconómicos extremos.
Ele também apresentou os resultados de um estudo conduzido pela Ukrpromvneshexpertiza a pedido da Ukrmetallurgprom. De acordo com o estudo, se a Ukrzaliznytsia aumentar as tarifas de frete em 37%, conforme proposto, isso levará a uma queda no PIB em 96 bilhões de hryvnias e nas receitas orçamentárias em 36 bilhões. E a própria Ukrzaliznytsia perderá até 15% de sua base de carga existente, o que terá consequências negativas a longo prazo.
“Este é um aumento significativo para os agricultores e para nós. Para os agricultores, o item de equilíbrio são os fertilizantes: se eles têm menos dinheiro, gastarão menos em fertilizantes. Isso levará a uma diminuição na produção das colheitas e, consequentemente, a Ukrzaliznytsia perderá carga. Na indústria metalúrgica, é o mesmo: temos uma empresa – a vila de Ingulets. Mittal Kryvyi Rih opera em um alto-forno de três. O maior produtor de minério de sinterização na Ucrânia está em um estado pré-inadimplência.
Vale lembrar que anteriormente a Ukrzaliznytsia iniciou um aumento nas tarifas de frete em 37% para cobrir perdas no segmento de passageiros, que são estimadas em 25 bilhões de hryvnias em 2024.
Por sua vez, a comunidade empresarial alertou sobre a ameaça crítica que esta decisão representa para a economia ucraniana. A Danube Shipping Company anunciou que interromperia sua frota se a tarifa aumentasse, e a fábrica da ArcelorMittal em Kryvyi Rih alertou sobre o risco de fechamento da fábrica, que emprega 20 mil pessoas. As empresas também alertaram sobre um aumento inevitável nos preços de bens e serviços, que recairá sobre os ombros de todos os ucranianos.