Ao mesmo tempo, ele promete continuar a manter outras medidas de apoio à Ucrânia.

O ex-primeiro-ministro romeno e atual candidato presidencial Victor Ponta disse que proibiria o trânsito de grãos ucranianos pelos portos do país no Mar Negro se vencesse a eleição, a fim de proteger os agricultores romenos.
“Nos últimos anos, tem havido uma política de dar preferência aos grãos ucranianos em termos de acesso às instalações portuárias em detrimento dos grãos romenos, e os agricultores romenos têm sofrido muito com isso”, disse Ponta à Reuters.
Ao mesmo tempo, ele promete continuar a manter outras medidas de apoio à Ucrânia – isso inclui o trânsito de armas e o treinamento de pilotos ucranianos. O candidato presidencial romeno também prometeu defender a vizinha Moldávia no caso de um ataque russo.
Vídeo do dia
“Acredito que a Romênia pode apoiar a Moldávia em caso de agressão. Na realidade, a Romênia não pode apoiar outro país – seja a Ucrânia ou outro. Mas tem a capacidade de fazer isso pela Moldávia”, explicou Ponta.
Vale ressaltar que a Romênia realizará eleições presidenciais repetidas em maio, depois que os resultados da votação de dezembro de 2024 foram anulados devido à interferência russa.
Exportação de produtos ucranianos: últimas notícias
A Ucrânia pode se beneficiar das enormes tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O milho ucraniano é capaz de substituir parcialmente o milho americano no caso de introdução de taxas retaliatórias por países afetados pela guerra comercial do líder dos EUA. A Ucrânia exportou quase 30 milhões de toneladas na temporada 2023/24 e provavelmente embarcará 22 milhões de toneladas em 2024/25.
Anteriormente, soube-se que a Ucrânia se tornou pela primeira vez líder mundial em termos de exportação líquida de framboesas congeladas. O número chegou a 65 mil toneladas, e o crescimento no ano foi de 34%.