Conselho quer introduzir supervisão de mercado de produtos vendidos na Internet

A Verkhovna Rada apoiou na primeira leitura o projeto de lei sobre a melhoria da supervisão do mercado estatal e do sistema de regulamentação técnica de acordo com os requisitos da UE, pretendendo assim introduzir a supervisão do mercado de produtos vendidos pela Internet.

Isto foi relatado pelo deputado popular da facção parlamentar “Holos” Yaroslav Zheleznyak no Telegram, relata o Ukrinform.

A iniciativa legislativa n.º 12426 foi apoiada por 286 deputados populares.

O projeto de lei propõe implementar as disposições do Regulamento da UE n.º 305/2011 1020 na legislação nacional sobre vigilância estatal do mercado.

Em particular, propõe-se introduzir a supervisão do mercado de produtos vendidos pela Internet ou outros meios de venda à distância.

Ao mesmo tempo, o procedimento para a realização de verificações das características dos produtos fornecidos no mercado por meio de negociação on-line ou outros métodos de negociação à distância é claramente regulamentado.

Fica determinado que a supervisão estatal do mercado é a atividade dos órgãos de supervisão do mercado com o objetivo de garantir a conformidade dos produtos com os requisitos estabelecidos, bem como assegurar a ausência de ameaças aos interesses públicos.

Propõe-se definir as medidas de supervisão do mercado estatal como:

1) verificação das características dos produtos, incluindo a seleção de amostras de produtos e seu exame (teste);

2) medidas restritivas (corretivas), incluindo:

  • restrição da oferta de produtos no mercado;
  • proibição de colocação de produtos no mercado;
  • retirada de produtos de circulação;
  • recall de produto;

3) monitorar o estado de implementação das decisões sobre a adoção de medidas restritivas (corretivas);

4) alerta das autoridades de fiscalização do mercado aos consumidores (usuários) sobre o perigo representado pelo produto identificado por essas autoridades.

Espera-se que a adoção da lei garanta a implementação da supervisão estatal do mercado de acordo com os requisitos da UE, o que contribuirá para uma maior aceleração dos processos de integração, aproximando o mercado ucraniano do mercado interno da UE e da conclusão do Acordo ACAA (“regime de isenção de visto industrial”) entre a Ucrânia e a UE, e também garantirá a proteção adequada dos interesses públicos e criará condições para o bem-estar.

Conforme relatado pelo Ukrinform, a IA influencia significativamente o desenvolvimento de phishing e fraudes na Internet. Em particular, a Rússia usa ativamente a IA para sua propaganda, trabalho falso e fraudulento na Internet e, em particular, no campo de informações ucraniano.

www.ukrinform.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *