Na Ucrânia, desde o início dos leilões de sublocação on-line do Land Bank, 20.521 mil hectares de terras estatais foram transferidos para uso legal, o que permitiu atrair UAH 584,9 milhões em IVA para o orçamento do estado.
Conforme relatado pelo Ukrinform, isso foi relatado pelo Ministério da Economia da Ucrânia.
De outubro de 2024 inclusive até março de 2025 no sistema Prozorro. “Vendas” realizou 506 leilões online de subarrendamento de terras agrícolas estatais com uma área total de 35.235 hectares em 17 regiões da Ucrânia. Como resultado de leilões bem-sucedidos, 271 acordos de subarrendamento foram concluídos para lotes de terra com uma área de 20.521 hectares. UAH 584,9 milhões, incluindo IVA, foram pagos pelo direito de usar terras agrícolas estatais dentro da estrutura do projeto Land Bank.
“Nos seis meses desde que o Land Bank está em operação, vimos que leilões online transparentes estão realmente mudando a abordagem para gerenciar terras estatais. Em média, 7 participantes competem por cada lote, devido ao qual o preço inicial do subarrendamento de terras aumenta 8 vezes”, observou a Primeira Vice-Primeira-Ministra da Ucrânia – Ministra da Economia da Ucrânia Yulia Svyrydenko.
A maior competição foi observada na região de Vinnytsia, onde em média 22 participantes competiram por um lote, e nas regiões de Poltava e Cherkasy – em média 14 participantes por lote.
Além disso, com base nos resultados dos acordos concluídos, o maior preço médio por hectare foi registrado na região de Ivano-Frankivsk – 47,5 mil UAH. O menor custo médio foi na Transcarpácia – 3.496 UAH/ha.
Observa-se que mais de 69% dos vencedores do leilão são representantes de pequenas e médias empresas do agronegócio.
Entre as regiões com o maior preço médio por hectare, a líder é a região de Ivano-Frankivsk – 47,5 mil UAH incluindo IVA. Ao mesmo tempo, o maior custo por hectare no primeiro semestre do ano foi para um terreno de 191 hectares na região de Cherkasy – 56 mil hectares. UAH incluindo IVA.
Até 3 de abril, 394 terrenos com uma área total de quase 12 mil hectares estão disponíveis para sublocação no sistema eletrônico Prozorro.Sales.
Entre os lotes disponíveis está o maior lote do primeiro pool do Banco de Terras – um lote de 3.969 hectares na região de Kirovograd (o preço inicial é de 13,7 milhões de UAH, e o novo leilão está agendado para 22 de abril). O menor lote de terra com uma área de 0,03 hectares está localizado na Transcarpácia.
No total, desde o início do projeto, foram anunciados 966 leilões em 18 regiões da Ucrânia para terras com uma área de 42.223 hectares.
O Ministério da Economia observou que o Banco de Terras continua trabalhando para ampliar o projeto e está se preparando para lançar um segundo pool de terras.
Conforme relatado, o State Land Bank LLC incluiu 2.479 terrenos com um valor estimado de UAH 1 bilhão no segundo grupo.