A pesquisa empresarial de março deu avaliações positivas de sua própria atividade econômica devido à demanda estável do consumidor, ao aumento da produção, ao recebimento de ajuda financeira internacional, à estabilização do fornecimento de energia e a fatores sazonais.
O Banco Nacional da Ucrânia relatou isso com base nos resultados de uma pesquisa mensal com empresas, relata o Ukrinform.
Em março de 2025, o Índice de Expectativas de Atividade Empresarial (BIE) ultrapassou o nível neutro pela primeira vez em 11 meses e atingiu 51,8, em comparação com 46,9 em fevereiro de 2025 e 52,0 em março de 2024.
Apesar da flexibilidade, otimismo e adaptabilidade dos negócios às difíceis condições de uma guerra em grande escala, os fatores restritivos continuaram sendo o aumento do bombardeio de instalações críticas, as expectativas de taxa de câmbio e inflação e a escassez de pessoal qualificado.
As empresas de varejo foram as mais otimistas quanto ao seu desempenho, com um índice setorial de 54,0, graças à oferta suficiente de bens e à demanda constante. As empresas esperam um aumento no faturamento e nas compras, embora prevejam uma diminuição nas margens.
A indústria viu seu índice setorial subir para 53,1 devido às expectativas de maior produção, pedidos e estoques de matéria-prima, embora tenha expressado pessimismo sobre os estoques de produtos acabados.
As empresas de construção melhoraram sua pontuação para 52,9 devido a fatores sazonais. Eles planejam aumentar as compras de materiais, os volumes de construção e os pedidos, além de expandir o uso de empreiteiros.
O setor de serviços apresentou as avaliações mais contidas, com índice de 48,8, devido à escassez de mão de obra e ao aumento de custos, mas, pela primeira vez em muito tempo, o volume de serviços deve aumentar.
Em termos de expectativa de preços, indústria e serviços projetam aumentos menores, enquanto construção e comércio mantêm expectativas de inflação elevadas.
O mercado de trabalho mostra uma melhora moderada: os trabalhadores da construção civil planejam aumentar o quadro de funcionários, os industriais reduziram suas previsões negativas e o comércio e os serviços esperam uma leve redução no quadro de funcionários.
A pesquisa foi realizada de 5 a 24 de março de 2025. 529 empresas participaram da pesquisa. Das empresas pesquisadas, 43,1% eram empresas industriais, 26,5% eram empresas de serviços, 25,3% eram empresas comerciais, 5,1% eram empresas de construção, 29,7% dos entrevistados eram grandes empresas, 27,4% eram médias e 42,9% eram pequenas.
Conforme relatado pelo Ukrinform, os empreendedores ucranianos poderão avaliar a qualidade dos serviços governamentais na plataforma analítica “Pulse”. Suas respostas serão analisadas por inteligência artificial.