O chefe do Fundo Monetário Internacional alertou sobre os riscos devido às ações do presidente dos EUA.

A introdução de tarifas pesadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, representa um grande risco para a economia global. O alerta foi feito pela chefe do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, relata a Bloomberg.
“Ainda estamos avaliando o impacto macroeconômico das medidas tarifárias anunciadas, mas elas representam um risco significativo para a perspectiva global em um momento de crescimento lento”, disse ela.
Segundo Georgieva, especialistas continuam avaliando as consequências econômicas das declarações de Trump, que causaram o colapso dos mercados globais.
Vídeo do dia
“É importante evitar medidas que possam prejudicar ainda mais a economia global. Apelamos aos Estados Unidos e seus parceiros comerciais para que trabalhem construtivamente para resolver as tensões comerciais e reduzir a incerteza”, acrescentou Georgieva.
Trump enfatiza os mercados globais
Conforme relatado pela UNIAN, Donald Trump anunciou a introdução de novas taxas de esmagamento sobre produtos importados. Ele disse que isso traria de volta a “era de ouro”.
Em particular, os Estados Unidos impuseram taxas de 25% sobre todos os carros e peças de reposição de fabricação estrangeira importados para a América. Washington também introduziu uma tarifa de 20% sobre produtos provenientes da UE.
Trump “assustou” os mercados com novas tarifas. Em 3 de abril, as ações nos mercados globais caíram, e os investidores se voltaram para títulos, ouro e iene. As tarifas impactarão a economia, os preços e a oferta dos EUA, disse Tai Hui, estrategista-chefe de mercado da Ásia-Pacífico na JP Morgan Asset Management.