Os países europeus estão em uma situação difícil devido às instalações de armazenamento vazias.

Os preços do gás na Europa sobem pelo terceiro dia. O motivo é o clima frio e o início dos trabalhos de manutenção sazonal na Noruega.
A Bloomberg relata que os futuros de referência subiram 1,5%, enquanto os preços overnight na Holanda também subiram.
A Europa está começando a difícil tarefa de reabastecer suas instalações de armazenamento, que estão apenas um terço cheias após um inverno frio. Embora alguns dos obstáculos tenham diminuído nos últimos tempos, a Europa ainda precisa de mais combustível do que no ano passado, depois que o trânsito de gás russo pela Ucrânia foi interrompido.
Vídeo do dia
Isso significa depender mais de suprimentos voláteis de gás natural liquefeito e pagar para atrair cargas que, de outra forma, iriam para a Ásia e outros lugares. Atualmente, há fornecimento suficiente de GNL chegando à Europa.
O clima frio no início de abril pode aumentar a demanda por aquecimento. Ao mesmo tempo, algumas das maiores fábricas da Noruega iniciaram trabalhos de manutenção anual, levando a uma redução no fornecimento de um dos principais fornecedores.
Os futuros holandeses subiram 0,1%, para 42,50 euros por megawatt-hora.
Retorno do gás russo à Europa – últimas notícias
Em 3 de março, a representante da Comissão Europeia, Anna-Kaisa Itkonen, declarou que a restauração do gasoduto russo Nord Stream 2 não atende aos interesses dos países da UE.
Os preços do gás na Europa caíram em 25 de março enquanto os comerciantes aguardavam o resultado das negociações da Ucrânia na Arábia Saudita.