Exclusivo A Universidade Técnica Nacional da Ucrânia “Instituto Politécnico Igor Sikorsky de Kiev” planeja se tornar autônoma em matéria de eficiência energética e minimizar os custos de fornecimento de energia.
O reitor da universidade, Anatoly Melnichenko, relatou isso em uma entrevista ao Ukrinform.
“Estamos trabalhando em um projeto para instalar unidades de cogeração que produzirão simultaneamente energia térmica para aquecimento de edifícios e gerarão energia elétrica. É importante para nós confirmar que nós, como uma universidade técnica líder, podemos responder aos desafios do nosso tempo. “A economia de energia e a eficiência energética são um dos componentes da Estratégia de Desenvolvimento Universitário, aprovada em dezembro de 2024”, ele observou.
“Nossa tarefa é buscar maneiras de diversificar os riscos energéticos para que o processo educacional seja fornecido continuamente. Também instalamos painéis solares para alimentar a biblioteca usando dinheiro de patrocínio. Isso é muito importante porque temos um arquivo eletrônico (cerca de 67 mil unidades de publicações). O acesso aos servidores que hospedam o repositório eletrônico deve ser contínuo. A propósito, tudo o que o KPI emite agora está em formato eletrônico. “Além disso, a biblioteca contém mais de 2 milhões de cópias impressas”, disse ele.
Melnichenko acrescentou que a universidade inaugurou recentemente uma segunda estação de energia solar autônoma, capaz de abastecer o Centro de Uso Coletivo de Equipamentos Científicos. Agora, há planos para instalar uma estação solar em outro prédio da Faculdade de Informática e Engenharia de Computação usando fundos de projetos científicos internacionais.
Conforme relatado pelo Ukrinform, a NAPC e o Instituto Politécnico Igor Sikorsky de Kiev assinaram um memorando de cooperação, segundo o qual estudantes de TI poderão fazer estágios e treinamento prático na agência.